segunda-feira, junho 26, 2006

Visa avança com cartão "sem contato"

Fonte: Computerworld

Cerca de 1,3 trilhão de dólares é o potencial de negócios, em todo mundo, estimado para as compras de pequeno valor, em postos de gasolina, lojas de conveniência e redes de fast-food, através da nova opção de pagamento "sem contato" que emprega uma tecnologia de radiofrequência (RFID) em experimentação nos Estados Unidos e em vários países da Ásia e do Pacífico, de acordo com Stephanie Ericksen, vice-presidente de integração de produtos de tecnologia da Visa International, um dos principais provedores mundiais em meios de pagamento eletrônico.O novo cartão, lançado em maio de 2005, está sendo experimentado por 6 milhões de usuários e 30 mil estabelecimentos comerciais norte-americanos, 500 mil usuários e 4 mil estabelecimentos na Ásia/Pacífico, e será apresentado aos consumidores europeus até o final do ano. Stephanie não faz previsões para o lançamento do cartão "sem contato" no mercado brasileiro, mas adianta que sua aceitação mundial está em expansão, inclusive por meio de acordos e definições de protocolocos comuns de comunicação com outras operadoras, como Mastercard e Amex."O novo cartão traz mais conveniência e agilidade para os usuários, elimina transtornos de portar dinheiro, evita problemas de manuseio, não precisa de assinatura para transações com valores abaixo de 25 dólares e o cliente mantém total controle sobre o documento", detalha a executiva.A Visa está realizando também, adianta Stephanie, vários testes para utilização do cartão "sem contato" em pagamentos móveis. De dezembro de 2005 a maio deste ano, a empresa fez uma série de pilotos em Atlanta, nos Estados Unidos, em parceria com a Cingular Wireless, Nokia e outras empresas de telecomunicações para implementar a tecnologia de pagamento móveis em celulares. "A idéia é combinar várias tecnologias e criar um padrão de conectividade sem fio de curto alcance. Mas não vamos competir com Bluetooth", indica.