Net esconde canais públicos e é investigada
O Ministério Público Federal instaurou ontem inquérito cível para investigar se a Net Serviços de Comunicação, maior operadora do país, não está descumprindo a Lei do Cabo ao não incluir em seu serviço digital os canais públicos obrigatórios, como a TV Senado, a TV Câmara e os canais comunitários e universitários. Quem migra para a Net Digital está tendo dificuldade para assistir a esses canais _que continuam disponíveis, mas apenas no serviço analógico, que é inferior. Segundo a própria Net, é preciso desligar o decodificador digital e teclar no controle remoto o número do canal público que se quer ver. Mas isso só funciona quando há uma ligação de cabos específica entre o televisor e o receptor da Net. E, em muitos casos, esses cabos não foram conectados pelos instaladores da Net. Para as ONGs Intervozes e Fórum Nacional de Democratização da Comunicação, que denunciaram a Net ao Ministério Público Federal, a operadora está "afrontando o direito do consumidor" e a Lei do Cabo, que a obriga "a tornar disponíveis" os canais públicos. "Isso é totalmente irregular", diz o procurador Sérgio Suiama, que abriu a investigação. A Net discorda. Roberto Batista, gerente jurídico, diz que a operadora "está cumprindo efetivamente o que a lei manda", porque "está tornando disponíveis" os canais obrigatórios na tecnologia analógica.
INTOLERÂNCIA 1
A MTV vai exibir um bloco de videoclipes de músicas de protesto (de bandas como Titãs e O Rappa) logo após o horário eleitoral gratuito, de agosto a outubro. Será a forma de o canal alertar seu público sobre o blablablá da campanha política.
INTOLERÂNCIA 2
O lema da MTV para as eleições deste ano será "indignação e intolerância" _não só contra os políticos. "É um pouco de intolerância contra nossa própria audiência, que vota consciente, mas precisa reclamar mais, fiscalizar mais", explica Zico Goes, diretor de programação.
INTOLERÂNCIA 3
Até esta sexta, a MTV exibe vinhetas em que manda seu telespectador preparar o "saco" e os "tomates", porque a campanha eleitoral vai começar.
FETICHE DA COPA
A "diversão" do momento na concorrência da Globo é trocar um e-mail que traz uma foto em que torcedores brasileiros, na Alemanha, exibem uma faixa com a frase "Cala a boca, Galvão". Título da mensagem: "Essa a Globo não mostrou".
MODA ANIMAL
A "última tendência" nos programas dominicais é buscar audiência com quadros sobre animais. Já aderiram o "Domingo Legal" (SBT) e o "Show do Tom" (Record).
COPAS DE MEL
Funcionários do SBT estão impressionados com o bom humor de Silvio Santos durante sua estadia na Alemanha. O motivo principal, dizem, é a segunda lua-de-mel que está curtindo com a mulher, Íris, com quem está casado há 25 anos.