segunda-feira, junho 26, 2006

Água com sabor de fruta desbanca refrigerantes nos EUA


Fonte: Invertia

O lançamento de águas saborizadas vêm abocanhando a participação dos refrigerantes no mercado norte-americano de bebidas.
Há cinco anos, os líquidos gaseificados vêm apresentando perdas, apesar de ainda dominar 27,5% das vendas. Em contrapartida, a água mineral, que respondia por 9% do mercado dos EUA, já é responsável por 13,6% do mercado, registrando crescimento médio de 9,8% ao ano.
O consumo de águas com valor agregado cresceu 220,4% só em 2005, informa o jornal Valor Econômico. Esse mercado inclui águas com sabores - como limão e laranja - e águas funcionais, que vêm com vitaminas. Nos EUA, as mais vendidas são a Fruit20, da Kraft, Aquafina, da Pepsi e Dasani, da Coca-Cola.


"A questão de saúde e bem-estar, além da obesidade tornaram-se importantes para o consumidor", afirma Gary Hemphill, vice-presidente da Beverage Marketing Corportation, especializada em pesquisa e consultoria na área de bebidas.
Esse nichos já movimentaram US$ 455 milhões no ano passado e representam 14% da água mineral engarrafada, segundo a publicação.
A Coca-Cola lançou em março no Brasil a Aquarius, água nos sabores limão e laranja. A distribuição do produto é limitada a Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Recife, mas deve chegar em julho a Curitiba, Bauru e Belo Horizonte. A partir de setembro, será distribuída em todo o País.