Fonte: Gazeta Mercantil
Depois do episódio das bolhas no pé, mais uma vez as atenções se voltam para os calçados de Ronaldo. Agora, para as "chuteiras amarelas da sorte". Segundo a mídia esportiva, o Fenômeno irá até o fim da Copa com a Mercurial Vapor III amarela, exibida no jogo contra o Japão, no qual o craque marcou dois gols e igualou a marca de 14 gols do alemão Gerd Muller, até então o maior artilheiro dos mundiais.
A Nike, fabricante das chuteiras, correu para colocar nas prateleiras a versão "canarinho" do calçado, que chega às lojas em agosto, com o mesmo preço das outras duas cores (azul e vinho): R$ 699,90. "Já fazia parte da estratégia o uso de uma nova cor de chuteira", conta a gerente de comunicação corporativa da Nike, Kátia Gianone, ao comentar que o atleta participou do desenvolvimento do produto, mesmo modelo, aliás, que causou as bolhas.
A Nike planeja ainda colocar no ar um novo filme publicitário em homenagem a Ronaldo. "Trata-se de uma celebração à carreira do jogador", informa a executiva, sem relevar a data da veiculação. O comercial - criado pela agência Wieden+Kennedy - pode ser visto no site Joga TV desde a última sexta-feira, um dia depois de o Brasil derrotar o Japão por 4 a 1. A internet, aliás, é uma ferramenta estratégica para a Nike para atingir o público jovem. Alguns filmes da campanha "Joga Bonito", inclusive, são exibidos somente na web.
O filme é apresentado pelo ex-jogador Eric Cantona e mostra uma espécie de videoclipe de Ronaldo, bem mais magro, em lances de jogos no PSV, Barcelona, na Inter de Milão e, claro, do Brasil.
Em ano de Copa do Mundo, a multinacional afirma que suas vendas costumam crescer três vezes. Para 2006, entretanto, a previsão é quadruplicar os negócios, segundo Kátia. "O novo design da camisa foi bem recebido e avaliado", finaliza.