sexta-feira, junho 30, 2006

Philips e LG lideram mercado de TV no varejo, até abril

Fonte: Valor Econômico

A Philips ampliou a sua participação no mercado de televisores neste ano de Copa do Mundo, o que lhe rendeu o primeiro lugar nas seções de áudio e vídeo das lojas brasileiras. No mercado de linha branca, a Electrolux está dando trabalho à Multibrás, dona das marcas Brastemp e Consul e líder de longa data no setor de eletrodomésticos no país. Esta é a primeira fotografia do mercado brasileiro de eletroeletrônicos tirada pela empresa de pesquisa ACNielsen e que mostra, de fato, quem é quem neste setor. Até então, o vaivém das marcas no varejo sempre foi um mistério. As participações de mercado das empresas são mantidas fora do alcance da mídia pela entidade que reúne as principais indústrias do ramo, a Associação Nacional dos Fabricantes de produtos Eletroeletrônicos (Eletros). A ACNielsen começou em janeiro a auditar as vendas de produtos eletroeletrônicos, coletando dados tanto nos hipermercados e supermercados, locais onde ela já faz as tradicionais pesquisa sobre o consumo de alimentos e bebidas, como também em lojas especializadas. Nesta lista estão, por exemplo, Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio e a Americanas.com. Entre janeiro e abril, as vendas das três categorias de eletrônicos de consumo (linha marrom, branca e eletroportáteis) totalizaram R$ 4 bilhões. Em março, as vendas haviam caído para R$ 934 milhões mas reagiram e, em abril, voltaram para R$ 1,044 bilhão. O peso da linha marrom aumentou de 52% em janeiro para 61% em abril, refletindo o crescimento nas vendas de televisores com a Copa do Mundo. "A pesquisa de eletroeletrônicos é o nosso grande lançamento neste ano", afirma o diretor de marketing da ACNielsen, Mario Lynch. No ano passado, a empresa passou a perscrutar três novos mercados: brinquedos, CDs musicais e títulos de DVDs. Ela também começou a pesquisar o mercado de telefonia fixa em 2005. "A ACNielsen já coletava dados sobre as vendas de celulares há alguns anos", diz Lynch. Por considerar um curto espaço de tempo - apenas os quatro primeiros meses de 2006 -, as possíveis interpretações dos números obtidos no mercado de eletroeletrônicos devem ser feitas com cuidado. Os dados coletados mostram apenas uma situação pontual.
Vendas das linhas branca, marrom e de produtos portáteis somaram R$ 4 bi no primeiro quadrimestre
"Como essa foi a primeira pesquisa que fizemos, ainda não temos um histórico que nos permite comparar com anos anteriores. Também não sabemos se há fatores sazonais que possam interferir nos resultados", pondera o diretor da ACNielsen. No mercado de linha marrom, fica evidente que a briga em televisores intensificou-se neste ano, quando as principais marcas procuraram pegar carona no favoritismo da seleção brasileira na Copa do Mundo. Os fabricantes também buscaram garantir um lugar ao sol no emergente mercado de plasma e LCD, que começa a decolar no país. Os televisores são o carro-chefe e representam a metade das vendas no segmento de linha marrom. A pesquisa da ACNielsen mostrou que a Philips é a marca mais agressiva. A empresa ganhou 4,7 pontos percentuais em abril se comparada à sua participação em janeiro. Neste período de quatro meses, a marca holandesa respondeu por 21,9% das vendas do setor linha marrom em valor, firmando-se na liderança. A LG vem em segundo lugar, com 15,5% de participação no primeiro quadrimestre do ano. Embora essa posição seja um feito para a marca coreana, que construiu sua imagem no Brasil a partir do zero nos últimos dez anos, os concorrentes não deram trégua. De janeiro a abril, a LG perdeu 0,7 ponto de sua fatia. Segundo Lynch, além da Philips, outra marca que ampliou sua presença no varejo foi a Gradiente, cuja fatia nas vendas cresceu 0,6 ponto em abril em relação a janeiro. A fabricante brasileira comprou outra marca nacional, a Philco, no ano passado e voltou a investir em produtos da linha marrom. Neste ano, a Gradiente está em quinto no ranking, com 7% das vendas no primeiro quadrimestre.