terça-feira, agosto 08, 2006
AOL disponibiliza antivírus grátis
A divisão online AOL, da Time Warner, anunciou nesta segunda-feira o lançamento de um programa de antivírus gratuito para seus usuários de Internet, que oferece vistorias em tempo real e atualizações a cada hora.
O novo software, chamado "Active Virus Shield", foi produzido pela Kaspersky Lab, uma fornecedora de soluções de segurança para a Internet, informou a AOL em comunicado.
A AOL também esclareceu que vai permitir aos usuários da Internet que instalem gratuitamente uma barra de ferramentas de segurança quando fizerem o download do software.
AOL disponibiliza antivírus grátis
A divisão online AOL, da Time Warner, anunciou nesta segunda-feira o lançamento de um programa de antivírus gratuito para seus usuários de Internet, que oferece vistorias em tempo real e atualizações a cada hora.
O novo software, chamado "Active Virus Shield", foi produzido pela Kaspersky Lab, uma fornecedora de soluções de segurança para a Internet, informou a AOL em comunicado.
A AOL também esclareceu que vai permitir aos usuários da Internet que instalem gratuitamente uma barra de ferramentas de segurança quando fizerem o download do software.
Bancos não estão mais na vanguarda de TI, diz IDC
Os bancos não são mais early adopters da tecnologia. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pelo IDC nos bancos e seguradoras do Brasil.
No levantamento foi constatado que os bancos não são mais os primeiros a adotar as novas tecnologias, como acontecia anteriormente. Pelo contrário, a maioria das 35 instituições pesquisadas - quase 16 empresas - respondeu que a área de TI não capitaneou nenhum projeto de inovação este ano.
Em segundo lugar na lista de inovações capitaneadas pela área de TI dos bancos aparecem os projetos de mobile banking/automação de força de vendas, que está sendo colocado em prática em cerca de cinco instituições entrevistadas pelo IDC.
Mesmo não estando na vanguarda, o investimento em tecnologia continuará crescente. O aumento geral será de 12% este ano. Considerando somente os bancos, ou seja, descartando corretoras, haverá um crescimento de 15% nos investimentos na área de tecnologia.
A pesquisa mostra também que o outsourcing tem ganhado importância. Quando maior a instituição, menor a porcentagem de empregados na área de tecnologia e maior a porcentagem de funcionários terceirizados.
Nas grandes empresas os funcionários de TI são aproximadamente 6% da folha de pagamentos. Dentro dessa porcentagem, 37% são terceiros. Nas instituições médias, os funcionários de TI são 6% do total, sendo 30% terceirizados. Já em bancos pequenos, os funcionários de TI são 10% do total e 24% são terceirizados.
Gradiente coloca TVs de plasma em abrigos de ônibus
A Gradiente, em parceria com a Agência África, desenvolveu um projeto especial envolvendo o Cirque du Soleil, com o objetivo de divulgar sua linha High Definition de televisores Plasma e LCD. Na ação, 15 televisores Plasma de alta definição estarão distribuídos nas três tendas localizadas na entrada do espetáculo. As telas terão uma sinalização especial e inserções de um filme da marca. Desta forma, a Gradiente detém a chancela de fornecedora oficial do Cirque du Soleil. Em dois abrigos de ônibus localizados em frente à entrada do evento, foram instalados em cada um quatro televisores de plasma de 42", que ficarão ligados somente em dias de apresentação, exibindo filmes e divulgando toda a linha High Definition de televisores Plasma e LCD.
segunda-feira, agosto 07, 2006
Fifa oferece em leilão milhares de itens da Copa do Mundo
Um banco usado pela Alemanha na Copa do Mundo, uma das gravatas de Franz Beckenbauer e as chuteiras do meia alemão Bastian Schweinsteiger estão entre 4 mil itens de recordação do Mundial colocados em leilão pela Fifa.
A entidade que comanda o futebol oferece aos torcedores de todo o mundo a chance de deter uma pedaço da história do futebol.
"Os primeiros itens já estão surgindo", afirmou Jan Broeker, diretor da casa de leilões Dechow, que fornece aos compradores interessados a oportunidade de inspecionar os itens e fazer um lance no site www.dechow.de. "A demanda tem sido maior por algo que tenha um autógrafo", acrescentou.
O leilão inclui as 32 bandeiras dos países, que eram usadas durante as partidas. Até mesmo vegetais plantados nos centros de imprensa dos 12 estádios estão sendo leiloados.
"Temos ainda as traves originais da partida de abertura de Munique, onde nossa seleção (Alemanha) marcou quatro gols contra a Costa Rica", disse Broeker.
Ele já escolheu seu item favorito. "Eu adoraria sentar com os garotos no meu jardim no banco de Klinsmann e seus assistentes, tomar algumas cervejas e assistir às partidas da Bundesliga", afirmou, referindo-se aos jogos do campeonato alemão.
A Copa do Mundo foi disputada de 9 de junho a 9 de julho e a Itália venceu a França na final, em Berlim, na disputa por pênaltis.
MTV fecha acordo com Google para distribuir vídeos
A MTV Networks, da Viacom, fechou um acordo para distribuir clipes de suas redes de cabo por meio da rede de publicidade do Google, em um teste do que pode vir a se tornar um novo modelo econômico para a distribuição de vídeos na Web, anunciaram as empresas no domingo.
O projeto, que demorou um ano para ser desenvolvido, marca a primeira ocasião em que o Google distribuirá em sua rede AdSense vídeos bancados por publicidade e gerados por uma grande produtora de programação. O projeto de distribuição de vídeos bancados por publicidade começará a ser testado ainda em agosto.
No momento, a rede AdSense, do Google, opera principalmente com publicidade de marcas em modo texto ou gráfico. A experiência com a MTV, se for bem-sucedida, pode colocar em destaque o progresso que o Google vem conquistando em evoluir para além de sua dependência de anúncios em formato texto na Web, dos quais a empresa deriva a maior parte de seu faturamento e lucros.
O acordo exclusivo entre a Viacom e o Google também representa a primeira vez em que a MTV distribuirá programação pela Internet fora dos sites do grupo. A mudança acompanha o que vem acontecendo nos serviços de TV via cabo e satélite nos últimos 25 anos.
"A base de conteúdo da Internet está mudando de texto para vídeo. Essa é a primeira maneira de distribuir nosso conteúdo amplamente via Internet", disse Michael Wolf, presidente da MTV Networks, em entrevista.
Programas como "SpongeBob SquarePants", da Nickelodeon, e "Laguna Beach", da MTV, serão oferecidos a sites integrados à rede AdSense do Google, e bancados pela publicidade que os proprietários dos sites poderão incorporar em uma caixa de vídeo com a marca MTV instalada diretamente em seus sites, que exibirá anúncios vendidos pela equipe de publicidade da MTV.
A MTV ficará com a maior parte da receita publicitária, ainda que os sites afiliados à rede de publicidade do Google, e o Google mesmo, também devam receber um quinhão, disse Wolf. Ele disse que o Google "desenvolveu tecnologia especializada" para o teste.
Bono Vox compra revista Forbes por US$ 300 milhões
O vocalista do U2, Bono Vox, se uniu a outros cinco sócios e adquiriu parte da Forbes Media, empresa que detém os direitos da revista Forbes, do site com o mesmo nome e de outras empresas de mídia. O negócio girou em torno de US$ 300 milhões.
O contrato foi firmado na sexta-feira e recebido com clima de comemoração. "Meu pai e meu avô aprovariam", disse Steve Forbes ao jornal americano The New York Times.
O grupo da qual Bono faz parte foi batizado Elevation Partners - Elevation é o nome de uma música do U2, que integra o disco All That You Can't Leave Behind, lançado em 2000.
O "namoro" entre Forbes e Elevation já durava alguns meses. Nas últimas semanas, reuniões definiram os termos da transação. Ainda que não haja dados oficiais, a imprensa americana estima que Bono e seus sócios adquiriram mais de 40% da Forbes Media.
Esta não é a primeira ação de Bono no mundo da informação. Em maio deste ano, o roqueiro assumiu por um dia a função de diretor do jornal britânico The Independent. A ação fez parte da campanha do líder do U2 para reduzir o avanço da Aids na África.
TIM Festival confirma datas e atrações
A organização do TIM Festival divulgou as atrações e datas da edição 2006 do festival. O festival será realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro no Rio e em São Paulo. Em São Paulo, o Auditório Ibirapuera será o palco das apresentações de jazz durante os três dias, e o Anhembi receberá no domingo, dia 29 de outubro, os principais representantes de pop e rock. Na capital fluminense, todas as atrações tocarão na Marina da Glória.
Segundo informou o Estado de São Paulo entre as atrações estão nomes como Devendra Banhart, o duo francês de música eletrônica Daft Punk, a banda nova-iorquina Yeah, Yeah, Yeahs, o trio de jazz acústico The Bad Plus e Patti Smith, uma das líderes do movimento punk nos anos 70, a grande atração do festival
Rolling Stone brasileira começa a circular em Outubro
A Rolling Stone, prestigiada publicação americana de música e comportamento, lança sua aguardada edição brasileira, que chega ao mercado em Outubro editada pela Spring Publicações. A versão nacional da revista será mensal e terá tiragem inicial de 100 mil exemplares. Nos Estados Unidos, a revista é quinzenal, e vende cerca de um milhão e meio de exemplares por mês.
A exemplo de Inglaterra, França, Austrália, China, Itália e outros países, a Rolling Stone brasileira terá metade do conteúdo traduzido de sua matriz americana, e metade produzido pela redação local. O Editor-Chefe será Ricardo Cruz, ex-editor da revista da MTV. A equipe está sendo montada em conjunto com os sócios da Spring, José Roberto Maluf e Miguel Civita, e vai operar sem vínculos com os outros núcleos da empresa, que editam ainda as revistas TAM Magazine e Aero Magazine.
B/Ferraz produz Casa da Beleza 2006
Começa nesta segunda, dia 7, a sétima edição da Casa da Beleza, realizada pelos títulos femininos da editora Abril. Com produção da B\Ferraz, o espaço, montado na Casa Fasano, reúne beleza, bem-estar, saúde e luxo.
A expectativa é que aproximadamente 15 mil visitantes passem pelos dois andares de instalações e 9 mil atendimentos sejam realizados pelos parceiros do evento.
Além do espaço, a agência desenvolveu os uniformes dos consultores que trabalharão no evento e também uma ação que acontecerá nas ruas dos Jardins, casais distribuirão rosas e flyers explicativos da Casa da Beleza aos pedestres.
domingo, agosto 06, 2006
Sadia tem o seu pior resultado desde 2001
Fonte: Exame Online
Uma semana e meia após informar oficialmente que desistiu de comprar a Perdigão, a Sadia volta ao mercado com mais uma notícia negativa. Pressionada por uma série de fatores desfavoráveis, como o câmbio, a gripe aviária e a febre aftosa, a empresa registrou os piores resultados dos últimos anos. O lucro líquido consolidado do segundo trimestre, 17,573 milhões de reais, é o mais baixo desde o primeiro trimestre de 2001, quando foi de 8,8 milhões. Já o lucro acumulado de janeiro a junho, 84,536 milhões, foi o menor desde o primeiro semestre de 2002, quando a empresa registrou 68,996 milhões.
"Os números confirmam o fraco desempenho verificado no primeiro trimestre", afirma o diretor financeiro e de Relações com Investidores da empresa, Luiz Murat Júnior.
O volume físico vendido pela empresa, no semestre, cresceu 1,7% sobre o mesmo período de 2005 e totalizou 895 577 toneladas. O desempenho foi puxado pelo mercado interno, para o qual a Sadia redirecionou as vendas, após os mercados internacionais se fecharem devido ao surgimento de focos de gripe aviária, febre aftosa e mal da vaca louca em várias partes do mundo. Com isso, o volume comercializado no Brasil cresceu 14,4%, para 446 368 toneladas. Já os embarques para o exterior caíram 8,4%, para 449 209 toneladas.
A maior atenção ao mercado interno e o aumento do volume físico vendido, porém, foram anulados pela queda do preço médio de vendas. Os valores, no Brasil, foram pressionados pela maior oferta de produtos, desviados das exportações por falta de compradores. O preço médio de venda das aves foi o que mais caiu: 34,8% em relação ao segundo trimestre de 2005, e fechou junho a 3,3 reais por quilo. As aves respondem por 9% da receita bruta da Sadia no Brasil. Neste semestre, o faturamento bruto doméstico ficou em 2 bilhões de reais.
Já os produtos industrializados representam 80% da receita bruta da companhia no país. Essa categoria de produto teve seu preço médio de venda reduzido em 4,8% sobre o segundo trimestre de 2005, encerrando o mês retrasado em 4,77 reais por quilo.
Exportações
As exportações também foram prejudicadas pelo menor preço médio de venda. A receita bruta com exportações, no primeiro semestre, somou 1,5 bilhão de reais, contra 2 bilhões na primeira metade de 2005. Setenta e um por cento dessa receita vem do comércio de aves, cujo preço médio de venda, no exterior, caiu 22,5% em relação ao segundo trimestre de 2005. Em junho, o quilo de ave era vendido por 2,79 reais.
Com isso, 58% dos 3,531 bilhões de reais que a empresa gerou de receita bruta vieram do mercado interno. É a mesma proporção registrada em 2002, o que assinala um revés na política da empresa de equilibrar as fontes de receita – Brasil e exportações – ao redor de 50%.
Outro efeito da conjuntura internacional e do câmbio desfavoráveis foi uma inversão de lucratividade. "Pela primeira vez, desde 2001, o mercado interno foi o que sustentou os lucros da empresa", afirma Murat.
Expectativas
O executivo afirma que já há sinais de recuperação no segundo semestre, como a retomada das vendas para a Europa e os países árabes. A empresa aposta que os próximos meses serão melhores. "A recuperação do mercado externo demorará 60 dias para impactar nosso balanço. Por isso, os efeitos serão sentidos nas demonstrações do terceiro trimestre", diz.
Murat cita, como pontos positivos, a abertura parcial das exportações de suínos, a partir do Rio Grande do Sul, para a Rússia. Há, ainda, a expectativa de que outros estados brasileiros tenham suas vendas externas liberadas para os russos em breve. Egito e Iraque são dois países que também devem começar a comprar os produtos brasileiros em breve.
"Além disso, os preços em dólar estão se recuperando", diz. Caso as exportações para a Rússia sejam liberadas, Murat acredita que o mercado externo voltará rapidamente a representar metade do faturamento da empresa. "Poderemos voltar à nossa média mensal de vendas de 150 milhões de dólares", afirma.
Infraero vai distribuir guichês da Varig a concorrentes
Fonte: Exame Online
A Infraero vai distribuir temporariamente entre companhias aéreas, a partir de quarta-feira (9/8), áreas de check-in, em aeroportos, que hoje pertencem à Varig. A divisão será estabelecida em uma reunião na próxima terça-feira (8/8).
A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de acordo com a Infraero, que comunicou a decisão após uma reunião entre seu presidente, o brigadeiro José Carlos Pereira, e o diretor de relações institucionais do Sindicado Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). Segundo a Infraero, a divisão será temporária para respeitar os acordos da Varig de operação dos espaços.
As empresas aéreas que pleiteiam os espaços participarão da reunião de quarta-feira para apresentar suas demandas, de acordo com o número de rotas e freqüências que operam. Elas já vinham demandando as áreas de check-in, sob o argumento de que a redução das operações da Varig causa filas extensas nos balcões das concorrentes.
TAM
Antes do anúncio da Infraero, a TAM já havia declarado, em teleconferência realizada hoje (4/8), o interesse nos balcões de atendimento da Varig. Marco Antonio Bologna, CEO da TAM, disse considerar os aeroportos de Congonhas, Guarulhos (São Paulo), Internacional do Rio de Janeiro (Galeão Antonio Carlos Jobim) e Santos Dumont (Rio de Janeiro) prioritários, além de alguns da região Nordeste.
"Há um incômodo hoje de passageiros nos aeroportos, em função de nós não termos conseguido expandir nossas áreas de atendimento", afirmou o executivo. Ele também manifestou o interesse da TAM em obter os terminais de carga das empresas Vasp e Transbrasil em alguns aeroportos.
De acordo com Bologna, a redução das operações da Varig ainda deve manter alta a demanda de passageiros pelas aéreas concorrentes nos próximos meses, o que motivará a incorporação de mais 8 aeronaves à frota que opera no mercado doméstico e a contratação pela TAM de 800 a 900 funcionários até o fim do ano - 160 pilotos, 410 comissários e de 250 a 300 aeroviários. A companhia dará prioridade na contratação para ex-empregados da Varig.
Ainda de acordo com Bologna, a TAM tem a receber 1,4 milhão de dólares referente a endosso de passagens de viagens internacionais.