Fonte: Info Online
A professora de enfermagem Erika Anders foi surpreendida com uma conta telefônica de U$ 20,5 mil após depositar seu celular em um box de reciclagem de aparelhos eletrônicos numa loja da rede BestBuy nos Estados Unidos.
Cansada de seu aparelho antigo, a professora ligou para a operadora Cingular Wireless em dezembro de 2005 pedindo o cancelamento de sua linha. Erika foi informada que pagaria uma multa de US$ 175 se cancelasse o serviço antes do final do plano de ligações, que terminaria em março de 2006.
Para escapar da multa, a professora pediu apenas que bloqueassem o aparelho. Durante o período de bloqueio, a usuária pagou apenas US$ 25 mensais à operadora, taxa mínima exigida até que expirasse o contrato entre as partes.
Protegido por password, o celular antigo foi deixado em uma caixa de reciclagem. A consumidora disse que tomou a decisão a fim de proteger o meio ambiente.
Quando ligou para Cingular Wireless em março deste ano, no entanto, descobriu que tinha um débito de US$ 20, 5 mil com a operadora. Seu celular fora retirado da caixa de reciclagem e vinha sendo usado para efetuar ligações internacionais, a maior parte delas para o Brasil.
Sem conseguir resolver a questão em cartas e telefonemas para a Cingular Wireless e BestBuy, a professora encaminhou reclamação para o site “postgazette”, que oferece uma página onde usuários publicam seus problemas com empresas de consumo.
Um colunista do postgazzete entrou em contato com ambas as empresas que, preocupadas com a repercussão do caso, fizeram acordo para colocar fim à dívida, dispensando a usuária do pagamento das contas.
A Cingular recomendou a seus clientes que mantenham a posse de seus celulares, mesmo que inativos, até que seus planos pós-pagos expirem conforme regras contratuais e só depois os encaminhem à reciclagem.