sexta-feira, junho 30, 2006

Electrolux fica mais perto da Multibrás

Fonte: Valor Econômico

A Electrolux conseguiu morder neste ano uma fatia das vendas da Multibrás, dona das marcas Brastemp e Consul e líder absoluta no segmento eletrodomésticos de linha branca no Brasil. Segundo o diretor de marketing da ACNielsen, Mario Lynch, a marca sueca elevou em 4,1 pontos percentuais a sua participação nas vendas do setor em abril em relação a janeiro deste ano. No mesmo período, a Multibrás perdeu 5,5 pontos. Nem de longe, porém, a empresa viu a sua liderança ameaçada. Ao longo do primeiro quadrimestre, a Multibrás, que é controlada pela gigante americana Whirlpool, respondeu por 38,9% das vendas de linha branca no país em faturamento, enquanto a Electrolux ficou com 27,9%. Embora entre elas a briga seja ferrenha, Multibrás e Electrolux conseguiram erguer uma resistente barreira para a entrada de novas marcas no mercado brasileiro. Juntas, as duas gigantes da linha branca controlam 67% das vendas de linha branca, como mostra a pesquisa da ACNielsen. As coreanas Samsung e LG, que planejam entrar neste segmento depois de se firmarem no mercado de linha marrom, terão um árduo trabalho pela frente. Outras duas gigantes mundiais do mercado de eletrodomésticos - a americana GE, que também é dona da marca brasileira Dako, e a alemã BSH, a quem pertence as marcas Bosch e Continental - detêm mais 20% de participação. Isto quer dizer que, para as demais marcas, restam hoje apenas 13% do mercado. No segmento de eletroportáteis, mais fabricantes dividem a preferência dos consumidores, mas a Philips e a Electrolux também estão se sobressaindo neste mercado. De janeiro a abril, a Philips aumentou em 8,6 pontos percentuais sua fatia nas vendas, diz Lynch. A empresa holandesa, que também é dona da marca Walita, ficou com 11,9% do mercado de eletroportáteis no primeiro quadrimestre deste ano, firmando-se em segundo lugar. Quem perdeu foi a Arno, controlada pela multinacional francesa SEB. Embora tenha se mantido na liderança, com uma participação de 26,1% nos primeiros quatro meses do ano, a sua participação nas vendas caiu 3,2 pontos percentuais em abril em relação a janeiro. Além da Philips, também ganharam Black & Decker e Electrolux, que elevaram em 4,8 pontos e em 5,6 pontos percentuais, respectivamente, suas fatias no mercado de eletroportáteis.