sexta-feira, junho 30, 2006

Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol


Fonte: Invertia / Investnews

Pesquisa da Brand Finance mostra a troca de posições entre os mais ricos times da Europa. O time dos galácticos, com alguns dos maiores jogadores do mundo, entre eles Ronaldo Fenômeno, não ganha um campeonato há alguns anos.
Ainda assim, outras iniciativas de sucesso e o histórico de glórias fazem com que o Real Madrid esteja no topo do ranking dos mais bem cotados clubes de futebol da Europa, de acordo com levantamento feito pela Brand Finance.
A empresa inglesa, que faz avaliação e gestão de marcas em todo o mundo, incluindo o Brasil, acaba de divulgar o estudo "As mais valiosas marcas do futebol europeu". É o segundo ranking do gênero feito pelo pela Brand Finance, que começou este trabalho no ano passado, de acordo com dados de 2004.
"O ranking analisa vários aspectos, desde os financeiros até os de marketing", diz o sócio e CEO da Brand Finance no Brasil, Gilson Nunes. Segundo o executivo, de um lado, para se chegar ao valor da marca de um clube, são analisados valores tangíveis como receita comercial (o quanto o clube consegue com patrocínio), arrecadação com a transmissão dos jogos na TV e receita com bilheteria.
"No Brasil, por exemplo, o maior valor arrecadado vem de bilheteria, ao contrário dos times europeus que conseguem faturar alto com os patrocínios e direitos de imagem", menciona Nunes."O fato de um time conseguir uma polpuda receita comercial é uma conseqüência da boa gestão de marca", completa o representante da Brand Finance no País. "Quanto mais forte a marca, mais vale o clube."