sábado, junho 17, 2006

Depois de Rolling Stones, China vai receber Black Eyed Peas

O Black Eyes Peas marcou duas apresentações na China no próximo mês – a banda toca no dia 20 de junho em Pequim e no dia 20 em Xangai. Os shows são parte da última turnê da banda, que divulga o álbum “Monkey Business”.
A banda é mais um dos grandes nomes da música ocidental que está conseguindo agora penetrar as muralhas chinesas, depois de shows de James Brown , do bee-gee Robin Gibb e dos Rolling Stones . No show dos Stones, realizado neste ano, a banda recebeu pedidos para não tocar algumas músicas consideradas “inapropriadas” – como “Brown Sugar” e “Let’s Spend the Night Together” – mas ainda não se sabe se as autoridades chinesas têm algum problema com as humps e lumps de Fergie. A banda recentemente fez uma apresentação gratuita na África do Sul e também tem um show marcado em Manila, capital das Filipinas, após a passagem do Black Eyed Peas pela China.

FONTE: MTV Brasil

Fifa recebe criticas por aceitar marcas 'nao saudaveis' na Copa

Artigo publicado no jornal médico inglês The Lancet criticou a Fifa e outras entidades esportivas por aceitarem como patrocinadoras de suas competiçoes marcas associadas a alimentaçao pouco saudável. Referem o McDonald's, a Coca Cola e a Budweiser. O texto é assinado por 2 médicos e coincide com uma pesquisa sobre o mesmo tema realizada pela revista 'Which?'. Metade dos entrevistados disseram que marcas de alimentaçao nao saudável nao deveriam ser patrocinadoras do Mundial.

FONTE: Blue Bus / Brand Republic

Strokes grava com Eddie Vedder e Josh Homme

O próximo single dos Strokes, “You Only Live Once”, terá um lado B de respeito: a banda gravou um cover de “Mercy Mercy Me”, de Marvin Gaye, com a colaboração de Eddie Vedder (Pearl Jam) e de Josh Homme (Queens Of The Stone Age). Vedder divide os vocais com Julian Casablancas, enquanto Homme e Fabrizio Moretti tocam bateria na faixa.
Vedder e a banda engataram a parceria depois de tocarem juntos a música “Jukebox”, dos Strokes, em um show na festa da milésima edição da revista Rolling Stone no mês passado, em Nova York. Os Strokes também foram vistos em duas apresentações do Pearl Jam na cidade.
“You Only Live Once”, terceiro single de “First Impressions Of Earth”, deve ser lançado no dia 10 de julho, e o videoclipe para a faixa já foi gravado pelo diretor Sam Bayer. A banda está atualmente em turnê e tem apresentações marcadas em alguns festivais do verão europeu.

FONTE: MTV Brasil

Nike nao sabe se mostra comercial com Ronaldo no domingo

A Nike está desistindo da ideia de colocar no ar no domingo (amanha) dia de jogo entre Brasil e Australia, o comercial da série 'Joga Bonito' que tem Ronaldo como estrela. Noticia do Media Guardian diz que a performance ruim do jogador na partida contra a Croacia faz o anunciante "pensar duas vezes". Porta voz da empresa declarou que varios comerciais foram rodados com diversos atletas e nao há confirmaçao de quando o filme com Ronaldo será usado. 17/06 Julio Hungria

Criado pela Wieden + Kennedy Amsterdam, com duraçao de 60, mostra clipes de pontos altos da carreira do jogador. Como nos outros da serie, o filme é apresentado pelo ex jogador Eric Cantona que define Ronaldo como "garoto maravilha, o rei, o homem milagre, pesadelo do goleiro e o fenômeno".

FONTE: Blue Bus / Brand Republic

Novo single de Janet Jackson tem participação de Nelly

Janet Jackson lança na semana que vem o primeiro single de seu próximo álbum. A canção escolhida foi “Call Me”, que traz a participação do rapper Nelly e deve chegar às rádios norte-americanas nos próximos dias.
O álbum “20 Years Old” teve sua data de lançamento marcada para o final de setembro e comemora o vigésimo aniversário de “Control”, o trabalho que consagrou Jackson como uma estrela da música pop. O CD foi produzido por Jermaine Dupri, namorado da cantora, que também foi responsável por “The Emancipation of Mimi”, de Mariah Carey.
Espera-se que “20 Years Old” tenha desempenho e críticas superiores a “Damita Jo”, de 2004, que acabou prejudicado pela controvérsia criada na apresentação de Janet Jackson ao lado de Justin Timberlake no intervalo do Super Bowl, quando o seio da cantora foi exposto em rede nacional nos EUA, ao vivo.

FONTE: MTV Brasil

A morte do Bussunda, material oficial distribuido pela Globo

O humorista Bussunda do Casseta & Planeta Urgente! morreu hoje de manha na cidade de Parsdorf, a 16 quilômetros de Munique, na Alemanha. Bussunda estava no país cobrindo a Copa do Mundo para o programa. Ele sofreu um ataque cardíaco na manha de hoje e, apesar de socorrido por paramédicos, morreu no hotel Erb Best Western, onde estava hospedado.

O humorista começou a passar mal ontem à noite, depois de uma partida de futebol com companheiros da equipe e hóspedes do hotel. Ao acordar, hoje de manha, Bussunda ainda se sentia mal e foi atendido por paramédicos que se encontravam no hotel. Durante o atendimento, o humorista sofreu um ataque cardíaco e morreu às 08:30, hora da Alemanha.

Bussunda estava na Alemanha acompanhado de Claudio Manuel, Helio de la Peña, Beto Silva e do diretor do programa José Lavigne, que voltam ao Brasil ainda hoje. Providências estao sendo tomadas para que o traslado do corpo seja feito também hoje.
Claudio Manuel era seu amigo de infância - "É difícil falar sobre este momento. Somos amigos de infância, moramos juntos, nao consigo me lembrar de nenhum momento sem ele. É uma tsunami. Estou soterrado", afirmou Claudio Manuel. Para Helio de la Peña, Bussunda é insubstituível - "Ele era o ponto de equilíbrio do grupo. Não sabemos como vamos ficar sem ele". Beto Silva também lamentou a morte do amigo: "Bussunda era uma pessoa do bem, um gênio, um grande amigo. É uma perda para o Brasil". Seus companheiros estao pretendendo fazer uma homenagem a Bussunda no programa Casseta e Planeta Urgente! desta 3a feira.

Claudio Besserman Vianna, Bussunda, nasceu no Rio de Janeiro, em 1962. Começou sua carreira trabalhando como redator do jornal humorístico Casseta Popular. Ainda era estudante de jornalismo na UFRJ. Em 1988, Bussunda iniciou o trabalho na TV ao ser contratado como redator do programa TV Pirata, que era exibido na TV Globo. No ano seguinte, o show 'Eu vou tirar você desse lugar' daria início à parceria com o Planeta Diário, surgindo entao o Casseta & Planeta.

Fergie, do Black Eyes Peas, faz ponta em "Poseidon"

Fergie interpreta Gloria, uma cantora do navio de luxoStacy Ferguson, a Fergie do Black Eyed Peas, volta a atuar no filme “Poseidon”, que estréia esta semana nos EUA. Ela faz o papel de Gloria, uma cantora que se apresenta no navio de luxo onde se passa o filme. Ela cantará duas músicas no filme – “Won’t Let You Fall” e “Bailamos” – que também foram incluídas na trilha sonora. “Won’t Let You Fall” foi escrita por Fergie e por seu companheiro de banda will.i.am.
Fergie começou a carreira como atriz mirim e apresentadora do programa “Kids Incorporated”. Ela também atuou em algumas produções para a TV – incluindo a voz de Sally Brown, a irmãzinha do Charlie Brown, em alguns especiais do Snoppy. Sua aventura na música começou em 1991 com a girlband Wild Orchid e ela entrou no Black Eyed Peas em 2003.
“Poseidon” é uma refilmagem do original de 1972 sobre um navio de luxo que é atingido por uma onda gigante. A história acompanha os sobreviventes do naufrágio.

FONTE: MTV Brasil

Beckham agora usa V3

Segundo nota da Brand Republic, David Beckham foi nomeado embaixador mundial da Motorola, num contrato de três anos que inclui a promoção de produtos da marca pelo jogador na Copa do Mundo. A Motorola também terá os direitos de exclusividade para divulgar a marca com o jogador nos conteúdos da seleção da Inglaterra e também no Real Madrid. Como parte da campanha que já se iniciou, Beckham será visto utilizando aparelhos Motorola na Alemanha, durante a Copa.

FONTE: Brand Republic

Honda e Claro fazem ação nos vôos da TAM

A partir desta semana, passageiros dos vôos da TAM serão abordados com ações de marketing da Honda Automóveis e dos celulares Claro, negociados através da Spring Comunicações, empresa que produz e comercializa toda a mídia de bordo da TAM. Os passageiros que partirem de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, e do Rio de Janeiro para Congonhas, receberão máscaras relaxantes da Honda, seguindo o conceito "Restart", mote da nova campanha do Honda Civic. A ação foi negociada com o Banco de Eventos e vai até 9 de julho. Para a mesma rota, com exceção da volta Rio de Janeiro - Congonhas, a Claro distribuirá um folder explicativo da atual promoção, que dá 50% de desconto para o envio de torpedos da Europa para o Brasil. A AlmapBBDO foi a responsável por negociar a ação.

FONTE: Propanga & Marketing

Lenine será o próximo a gravar o Acústico MTV

O recifense Lenine é o próximo músico a gravar o projeto Acústico MTV. O programa promete, afinal, além de cantor, ele é um grande violonista e deve dar um toque todo especial as suas músicas.
No momento, Lenine está trancafiado em um estúdio ensaiando incansavelmente o repertório do show. Por enquanto, as músicas e as participações especiais são segredo. A direção do programa será de Romi Atarashi, que já dirigiu vários especiais para a MTV, como Charlie Brown Jr., Marina, Kid Abelha, Ultraje A Rigor, entre outros. E o cenário ficará por conta do renomado Zé Carratu.
As gravações serão feitas nos dias 24 e 25 de junho, em São Paulo, no Auditório Ibirapuera, com capacidade para 800 pessoas. Os ingressos para os dois dias estão esgotados.

FONTE: MTV Brasil

Adidas instala painel de Lionel Messi em Hamburgo

A segunda ação da Adidas para a série “Spectactulars”, que já teve o goleiro alemão Oliver Kahn como ponte humana, tem um novo representante. O destaque da vez é o jogador Lionel Messi, jogador do Barcelona e promessa da Seleção Argentina, que terá um painel 1.244 m² instalado no Hotel SAS Radisson em Hamburgo. O pôster foi instalado na quinta-feira (8). A criação da campanha é da TBWA Berlim.

Record procura a ‘Paris Hilton brasileira’

A Record deve começar a gravar em setembro a versão brasileira de "The Simple Life", "reality show" em que duas patricinhas passam uma temporada numa fazenda, sem direito a cartão de crédito, roupas de grife e comida light, e com obrigações, como ordenhar vacas. O programa original foi protagonizado nos Estados Unidos por Paris Hilton, herdeira da cadeia de hotéis Hilton, e Nicole Richie, filha do cantor Lionel Richie. A Record deve assinar na semana que vem contrato com a Fox em que adquire os direitos do formato no Brasil. A produção ficará com a TV7 _mesma do primeiro "O Aprendiz", pertencente a J.Hawilla (dono da TV Tem, afiliada da Globo no interior de SP). A Record e a Fox do Brasil já elaboraram uma lista de dez potenciais protagonistas do programa. Carolina Magalhães, neta de ACM, foi descartada por estar no elenco de apoio de "Cobras & Lagartos" (Globo). A lista teria mais modelos famosas do que socialites. "Estamos procurando nossa Paris Hilton. Tem de ser alguém do jet-set", confirma Eli Wahba, diretor da Fox do Brasil. Segundo Wahba, as fitas com os testes feitos no país serão enviadas aos Estados Unidos para uma avaliação de especialistas da Fox americana. A Record planeja exibir "The Simple Life" (ainda sem título em português) no final de 2006 na mesma faixa de "O Aprendiz 3", que estréia em agosto.

‘ÍDOLOS’ DESAFINA

O programa "Ídolos", do SBT, que chegou a dar 18 pontos na fase em que os jurados esculachavam candidatos, dois meses atrás, registrou só seis pontinhos nos dois episódios desta semana. Desde que entrou na etapa de shows dos finalistas, o programa vem perdendo um ponto por semana.

COMPRAM-SE 1

O consórcio de TV digital europeu ainda não dá a disputa pelo mercado brasileiro perdida para os japoneses. Realiza na próxima quarta, em São Paulo, um evento que visa atrair a comunidade científica latina.

COMPRAM-SE 2

O evento se anuncia como "a oportunidade para pesquisadores da América Latina" participarem do padrão europeu "obtendo financiamento de empresas coligadas e da Comissão Européia" _numa linha de mais de R$ 100 milhões/ano

TANGO CORINTIANO 1

Apesar de ter dois jogadores do Corinthians (Mascherano e Tevez) em campo, Argentina x Sérvia e Montenegro, ontem de manhã, não agregou grande audiência à Globo.

TANGO CORINTIANO 2

Segundo medição prévia do Ibope, o jogo deu 20 pontos na Grande SP _apenas dois a mais do que Argentina x Nigéria, na Copa de 2002, transmitido numa madrugada (2h30).

FONTE: Daniel Castro

Buemba! Tira o Redondo do Quadrado!

E diz que o Ronaldo está com tontura: aquela bola correndo deixa qualquer um tonto!

BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Direto da Cópula do Mundo! E adorei o hino da Inglaterra: "Deus salve a nossa GRACIOSA rainha". Rarará!E amanhã Brasil x Ostrália! Vai todo mundo enfartar! O Parreira tem o Golden Cross. E nós para suportar tanta emoção e sofrimento? E eu sei que o Barreira leva 22 jogadores e só usa 11, mas assim mesmo aí vai a sugestão nacional: TIRA O REDONDO DO QUADRADO! E continua a polêmica nacional, ops, a Polenta Nacional: o Ronalducho. Diz que o verdadeiro Bolão da Copa é o Ronaldo. Rarará! E agora diz que ele está com tontura. Aí, eu já entendo: aquela bola correndo de um lado para o outro deixa qualquer um tonto! E o Parreira está dando mais um ultimato para o Ronaldo. Então o anterior não era um ultimato, era um penultimato! E adoro o patrocinador da Copa: com Skol, o Brasil desce redondo. Errado. Com Skol, o Ronaldo desce redondo! E para encerrar o assunto: continuo impressionado com aquele travesseiro na nuca do Ronaldo. Parece aqueles que a Varig dava quando ainda tinha dinheiro. Rarará! E sabe como se chama quando a Ucrânia perde de quatro para a Espanha? Traumatismo Ucraniano! Rarará! Portugal imita o Brasil. Eles têm um fenômeno português. A seleção de Portugal tem um jogador cujo apelido é Puto! O nome dele é Ronaldo e também está em crise. E as manchetes dos jornais: "PUTO MARAVILHA É DÚVIDA". Pois eu estou puto com esses dois putos. Rarará. E a frase do dia que corre na internet: o Bussunda vai ter de engordar para poder imitar o Ronaldo. Rarará. Ô povo que não deixa ninguém em paz! É mole? É mole, mas sobe! Ou, como diz aquele outro: é mole, mas, se provocar, ressuscita! Ressuscita, Ronaldo! Antitucanês Reloaded, a Missão. Continuo com a minha heróica e mesopotâmica campanha "Morte ao Tucanês". Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em Piracicaba tem uma loja de artigos para pesca chamada Dito, o Rei da Vara. Deve ser para pescar piranha. Rarará. Mais direto, impossível. Viva o Brasil. Viva o antitucanês. E atenção. Cartilha do Lula. Mais um verbete para o óbvio lulante. "Zoofilia": companheiro que leva a filha no zoológico! O lulês é mais fácil que o inglês. Nóis sofre, mas nóis goza. Hoje só amanhã. Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno. Nas bolas!


FONTE: José Simão

SEM FIO

A Sociedade Amigos da Cidade Jardim estuda reforçar a segurança do bairro com um sistema de câmeras de vídeo sem fio. "O mais caro seria a antena de captação das imagens, uns US$ 30 mil", diz Eduardo Reston, presidente da associação. "As câmeras são mais práticas, não precisa quebrar piso, e não têm fitas de vídeo que podem ser roubadas pelo ladrão."

FONTE: Mônica Bérgamo

ZÉ PEQUENO

O cantor e ator Seu Jorge emplaca mais uma no exterior: ele interpreta o traficante Coyote no filme "Elipsis", do venezuelano Eduardo Arias-Nath. O longa foi filmado em março, em Caracas.

FONTE: Mônica Bérgamo

A BANDA

Chico Buarque reuniu 15 amigos no restaurante Brauhaus Mitte, em Berlim, na quarta-feira. O grupo comemorou o aniversário de 70 anos de Wilson das Neves, baterista da banda de Chico há 20 anos.

FONTE: Mônica Bérgamo

TAJ MAHAL

Jorge Ben parte em turnê para a Europa neste mês. O primeiro show será em Berlim, durante a Copa. Ao todo, serão 30 dias de apresentações.

FONTE: Mônica Bérgamo

Apple Computer investiga denúncia em fábrica da China

Jornal britânico diz que empregados de fábrica de iPods chinesa recebem US$ 50 por mês para montar os aparelhos .

A Apple Computer está investigando denúncias de condições de trabalho degradantes em uma fábrica de iPods na China, segundo informou a própria companhia, alegando que não irá aceitar violações de leis trabalhistas.A acusação contra a companhia foi levantada por um jornal britânico, o "Mail on Sunday", que afirmou que os trabalhadores de uma fábrica de iPods não-identificada recebiam cerca de US$ 50 por mês, com carga horária de 15 horas por dia.O jornal não trouxe mais detalhes sobre a localização ou a propriedade da fábrica, mas a reportagem provocou uma resposta vigorosa da Apple."A Apple está comprometida com a garantia de que as condições de trabalho em nossa cadeia de fornecimento são seguras, os trabalhadores são tratados com respeito e dignidade e a produção é ambientalmente responsável", afirmou, por um comunicado, Steve Dowling, porta-voz da empresa.Ícone da Apple, o iPod é produzido fora dos EUA, principalmente na China. A empresa vendeu mais de 50 milhões de unidades desde 2001.A Foxconn, companhia taiwanesa que, segundo o jornal, monta iPods e outros produtos de empresas como Intel, Dell e Sony, recusou-se a comentar a informação quando contatada em sua sede na China.Uma porta-voz negou que os funcionários fossem maltratados. "O Departamento de Trabalho pode vir à nossa fábrica investigar" disse a porta-voz.A Apple adota um código de conduta para seus fornecedores desde novembro. O código proíbe o trabalho infantil e determina um limite de 60 horas de trabalho semanais.Denúncias de péssimas condições de trabalho na China são comuns e os trabalhadores são freqüentemente mal pagos e alojados em dormitórios rudimentares, ao mesmo tempo em que são submetidos a condições reduzidas de segurança e outros maus tratos. Embora US$ 50 seja um salário baixo, os ordenados chegam a níveis menores ainda no país.

FONTE: Folha de São Paulo

Recuperar Parmalat custou mais de R$ 10 mi

Um dos maiores problemas no qual tropeçam as empresas que entram em recuperação judicial são os custos desse processo. "Essa é uma lei cara", afirma o juiz Alexandre Alves Lazzarini, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.Credores estimam que o processo da Parmalat Alimentos custou mais de R$ 10 milhões entre publicação de editais, pagamento de consultores e advogados e o administrador judicial. A empresa não revela o total desses gastos, que teriam sido pagos, em sua maioria, pela matriz italiana.A Folha apurou com participantes do comitê de credores da empresa que só o custo do administrador judicial é de R$ 50 mil mensais. Em dois anos -prazo total do processo- a despesa totalizará R$ 1,2 milhão.

Segundo esses credores, os recursos saíam do caixa da empresa."Empresas pequenas e médias não têm condições de suportar esse tipo de despesa", diz Ernesto Antunes, advogado do banco Itaú. O banco é credor em 128 casos de recuperação judicial em todo o país. Segundo Antunes, o aparato montado para recuperar a Parmalat não se aplica aos pequenos negócios."A própria lei prevê uma espécie de plano padrão de recuperação, que permite pagar os credores sem garantias em 36 meses, com outros seis de carência", diz. O problema é que, por falta de conhecimento desse mecanismo, há poucas empresas pequenas em recuperação judicial.Advogados da Parmalat e de credores consideram o caso da empresa um paradigma da eficácia da nova Lei de Falências. "A Parmalat é uma prova de que é possível alinhar os interesses dos credores, dos devedores e o de novos investidores", observa Tomas Felsberg, advogado contratado pela Parmalat da Itália para assessorar a recuperação judicial da Parmalat Alimentos.

Mágoas pelo caminhoO processo, entretanto, deixou mágoas ainda não curadas. Mesmo tendo aprovado por unanimidade a venda do controle da empresa, no final de maio, e aceitado receber apenas 17% do valor dos seus créditos, alguns credores da empresa têm criticas ao processo.Eles dizem que faltou transparência na apuração dos créditos, que a empresa não foi recuperada, mas vendida -e ainda está no vermelho-, e que teria havido um "golpe" contra credores da holding que ficaram fora do acordo.A dívida da holding é de mais de R$ 4 bilhões, e esses credores nada receberão. Alguns relatam pressões para aprovar o plano de recuperação, sob pena de serem responsabilizados judicialmente pela falência da companhia caso discordassem.Nelson Bastos, sócio da consultoria Íntegra, que comandou a Parmalat desde o início da recuperação judicial até sua venda à Latin America Equity Partners, nega todas as acusações. "A Parmalat Alimentos não aceitou créditos da holding que não eram legítimos."Segundo Bastos, o balanço da empresa, após o aumento de capital feito junto com a mudança do controle, é o de uma empresa saneada.

FONTE: Folha de São Paulo

Mc Fish...


Restaurante japonês vende hambúrguer de baleia Hambúrgueres e até hot-dogs produzidos com carne de baleia são servidos em um restaurante na cidade japonesa de Wada, ao sul de Tóquio.


O país vai realizar este mês a International Whaling Commission (IWC), Comissão Internacional de Pesca de Baleias. A intenção do evento é criar um grupo de nações para viabilizar o comércio de carne do mamífero e terminar com uma proibição que já dura 20 anos.

FONTE: Invertia

sexta-feira, junho 16, 2006

X-Press no Sirena

O Clube Sirena, em Maresias, recebe os DJs Ashely Beedle e Diesel do grupo inglês X-Press 2, nesse sábado (17/06), a partir das 22h.

FONTE: Mônica Bérgamo

Músicos protestam contra "cláusula abusiva" do MySpace


Mais popular site de relacionamentos da internet enfurece artistas ao incluir em contrato termo que possibilita a manipulação e a reutilização de canções

O MySpace (www.myspace.com) é o site de relacionamentos que mais cresce na web. De ano a ano, aumenta em 367% (hoje recebe, num mês, 38,4 milhões de visitas), segundo dados de junho da Nielsen. Mas, nos últimos dias, a comunidade que existe há quase três anos conheceu pela primeira vez um movimento contrário, com vários usuários irritados retirando seus perfis dali.O MySpace virou fenômeno não só da internet mas também da indústria musical. É uma das principais estratégias utilizadas por artistas novos para serem ouvidos. O problema, que emergiu agora, é que o contrato de termos e usos do site traz uma cláusula que não vem agradando gente como o cantor britânico Billy Bragg.Segundo o contrato, o MySpace tem o direito de reproduzir, manipular, enfim, usar da forma que bem entender todo o conteúdo que é colocado no site. Isso deixou Bragg e outros artistas desconfiados e gerou um "efeito cascata". O You Tube (www.youtube.com), que oferece a possibilidade de qualquer pessoa divulgar seus vídeos, tem cláusula quase idêntica."Essas coisas têm de ser esclarecidas, principalmente no You Tube", opina André Szajman, presidente da Trama, empresa que possui uma comunidade musical, a Trama Virtual (www.tramavirtual.com.br). "Porque praticamente tudo o que está naquele site é pirata." Ele cita, como exemplo, vídeos de Elis Regina que estão no You Tube sem a permissão da gravadora."Em relação ao MySpace, fiquei surpreso quando ouvi a notícia, pois só apareceu agora", diz Szajman. "É lamentável que exista essa cláusula. É quase uma pegadinha." Segundo ele, na Trama Virtual os usuários detém todos os direitos das canções que colocam no ar.O advogado Guilherme Alberto Almeida de Almeida, da KCP, especializado em entretenimentos, diz que contratos desse tipo não são incomuns. "O direito autoral é algo bastante restritivo. Tirando algumas situações de exceção ou limitação aos direitos autorais (cópia para uso privado de pequenos trechos de uma obra, por exemplo), qualquer outro uso precisa ser prévia e expressamente autorizado pelo detentor dos direitos autorais. Por isso a importância de uma cláusula dessa natureza para um serviço como o MySpace."Mas aponta alguns exageros. "Os direitos de adaptação, tradução e modificação devem ser analisados com cuidado. Embora possam ter por foco inicial um uso mais adequado do conteúdo pelo site, eles podem ultrapassar os interesses dos autores que "sobem" as músicas."Até o fechamento desta edição, o MySpace e o You Tube não se pronunciaram a respeito do caso. (THIAGO NEY)

FONTE: Folha de São Paulo

O Chucky da seleção

Pode ser que Ronaldo se recupere, mas, para bater Pelé, é bom o nenê de dona Sônia deixar de fricote

VAI MAL, torcida brasileira!Não é preciso ser nenhum Armando Nogueira para depreender que o ambiente na seleção tapuia já não é o de uma festa de paróquia do interior. Eu pergunto: alguém viu Ronaldinho Gaúcho sorrir durante a partida contra a Croácia? Eu torno a perguntar: por que metade do time não correu para o abraço na comemoração do gol de Kaká? Diz que teve bate-boca no vestiário, no intervalo do jogo. Depois soubemos que Ronaldo ficou magoado com o comentário de Kaká, pedindo que a estátua do Borba Gato que veste a camisa 9 da seleção se movimente mais em campo. Ora, ora. Melindrou de novo, Roliçonaldo? Já não estava de bom tamanho ter soltado os cachorros em cima do presidente da República, só porque a autoridade máxima do país atreveu-se a fazer a pergunta que está, com toda a legitimidade, nos lábios de outras 6 bilhões de pessoas? A carranca e a impaciência que o Ronaldo versão Bussunda adotou pode fazer sucesso lá na casa do seu parceiro de balada, o playboy Álvaro Garnero. Mas dentro da seleção brasileira tem uma garotada que não nega a cor da pele, como o jogador chegou a fazer quando disse não ser alvo de racismo por ser branco, e que leva o trabalho muito a sério. Ponha-se no lugar do Kaká, Ronaldo. O cara não é chegado em fuzarca nem corre atrás de todo e qualquer ser com mais de 30 quilos que desfile nas passarelas do Rio Fashion Week. Ciente de que o adiposo (até prova em contrário) atacante aproveitou as folgas da seleção para ir conhecer inferninhos em Lucerna e Frankfurt, a dias da estréia do Brasil, Kaká fica sabendo que Ronaldo está acamado com febre. Ele tem ou não o direito de ficar fulo da vida com o colega? O novo Ronaldo quer ter liberdade para fazer tudo o que lhe der na veneta sem que lhe invadam a privacidade. É casamento milionário em castelo, é gandaia em barco na costa da Sardenha, é uma festa de arromba atrás da outra em Madri. Ao mesmo tempo, exige ser tratado com o respeito normalmente dedicado a figuras como Nelson Mandela ou sua Santidade, o papa. Sempre irritadiço com a imprensa, Rossobuconaldo não aceita mais cobranças fora de campo e, dentro, depois de dar uma das exibições mais vexatórias de um atacante brasuca na história dos mundiais, ainda é capaz de chiar ao ser substituído (na metade do segundo tempo, note) por Robinho. Em 1998, o drama da derrota do Brasil no Stade de France começou a tomar forma a partir de um problema pessoal de Ronaldo. Na época, ele namorava Suzana Werner, atual mulher do goleiro-reserva Júlio César. Sabe-se que o celular que o camisa 9 usava na concentração acabou em pedaços depois de ser atirado contra a parede durante uma briga do casal. Pode ser que, no domingo, Ronaldo se recupere e que esta coluna seja relegada a embrulho de peixe. Tomara. Sempre fui fanzaça do Fenômeno e odeio vê-lo no papel de Chucky. Mas, se quiser bater os recordes de Pelé, é bom o nenê de dona Sônia deixar de fricote.

FONTE: Bárbara Gancia - FSP

Garfield 2

Amante das lasanhas, sonecas e férias, o gorducho e irônico Garfield desta vez tem um programa e tanto: acompanhar seu dono, Jon Arbuckle, numa viagem até a Europa. É lá que ele pretende pedir a mão de sua namorada, a veterinária Liz, em casamento. Ao chegar num belíssimo castelo na Inglaterra, o gato preguiçoso é confundido com um nobre que herdou a propriedade. Logo, o bichano é tratado a pão-de-ló pelos fiéis súditos, um gentil mordomo, um buldogue, um pato, um ganso, um touro, um furão e um ratinho que recita Shakespeare.

O divertido reino de Garfield é ameaçado quando o real dono do trono, Prince XII, está a caminho de casa. Ele também arruma um problema e tanto quando descobre os planos do maligno Lorde Dargis, que pretende transformar o castelo num resorte. Agora o gato preguiçoso precisa unir forças com o príncipe, os súditos e seu fiel companheiro Odie para se livrar desta enrascada.

Garfield 2 mantém o elenco do primeiro filme, mas houve mudanças na direção: sai Peter Hewitt e assume Tim Hill. Criado por Jim Davis em 1978, o personagem está nos quadrinhos e na TV, além do cinema, numa mistura de animação (apenas o gato) e interpretações reais. Na versão original, bichano é dublado por Bill Murray (Encontros e Desencontros). Em português, o ator Antonio Caloni empresta a voz para o felino.

FONTE: Guia da Semana

Torcedores pelados invadem jogo do Brasil em filme da Skol

A Skol estreia na 6a mais um filme para a Copa. Faz parte da campanha que já colocou no ar os comerciais 'Trave' assista aqui e 'Carrinho' assista aqui. Desta vez, o filme é 'Torcedor Europeu' - num jogo do Brasil, torcedores estrangeiros invadem o campo pelados e, em lugar de atrapalhar os brasileiros fazem gols como se fossem craques canarinhos pois foram 'torcedores inventados pelo mesmo cara que inventou a Skol' ;- ). Criaçao da F Nazca.

FONTE: Blue Bus

Audiência da Copa cresceu mas ainda perde do Mundial de 98

A audiência da Copa na Alemanha está 21% mais alta em todo o mundo na comparaçao com o evento de 4 anos atras, na Coreia e Japao. A informaçao é da agência de midia Initiative. Os numeros, no entanto, ainda estao 10% abaixo dos registrados em 98, quando a Copa foi realizada na França. Segundo o estudo, este ano há mais jogos sendo exibidos na TV por assinatura do que na TV aberta - o que seria uma das explicaçoes para o publico menor que em 98. A Copa da Alemanha é a 1a a ter os jogos mostrados na web e em celulares, mas ainda nao há informaçao sobre o impacto dessas midias na audiência global. Noticia da Reuters.

FONTE: Blue Bus

Todas as forças reunidas para faturar alto com Os Simpsons

A News Corp, controladaora da 20th Century Fox e de negocios nas areas de TV, home video, livros e jornais, vai colocar todas as suas operaçoes para promover 'The Simpsons Movie', que estreia em 27 de julho do ano que vem. Acredita que pode aumentar em muito a receita com o filme. Há alguns dias 40 executivos de diversas areas da companhia participaram de um encontro com o presidente e COO Peter Chernin e o produtor executivo do filme James L. Brooks. Discutiram a estrategia de lançamento. Segundo noticia do Hollywood Reporter, o titulo será promovido em 3 'ondas' nas quais serao divulgados detalhes da produçao - em novembro, em fevereiro e em maio.

FONTE: Blue Bus

Dez motivos para torcer pelo Brasil em um bar

1 No Pátio 3º Tempo , que tem entre seus sócios o apresentador Milton Neves, as partidas serão vistas nos três telões (um de 90 e dois de 80 polegadas) e nas dez TVs (de 32 polegadas) da casa. Shopping West Plaza, 3875-0263.

2 O barman Paulino Vera fará drinques temáticos para esquentar a torcida no Café São Paulo Conceito. Os clientes acompanharão os lances em quatro monitores de LCD (15 polegadas) e em um telão (80 polegadas). Largo Santa Cecília, 52, centro, 3337-3766.

3 Conhecido por seus garçons-cantores, o Spettaculo prepara shows especiais durante a Copa. Músicas que embalaram a torcida brasileira garantirão a festa antes e depois das partidas, que serão vistas por um telão de 150 polegadas e por três TVs de plasma de 42 polegadas. Rua Manuel Guedes, 499, Itaim Bibi, 3168-0766.

4 No Boleiros Bar, a cada jogo da primeira fase será sorteada uma camisa oficial da seleção autografada pelo rei Pelé. Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 624, Vila Olímpia, 3849-8042.

5 Além de seu endereço convencional – onde as partidas serão exibidas em cinco telões de 80 polegadas –, o Bar Brahma monta uma festa no Via Funchal durante os jogos do Brasil. Lá, a torcida acompanhará os lances em três telões gigantes (um de 600 polegadas e dois de 220). Avenida São João, 677, centro, 3333-0855 / Via Funchal: Rua Funchal, 65, Vila Olímpia, 3044-2727, ramais 120 e 124.

6 Misto de padaria, bar e restaurante, o Tortula terá pratos típicos de nossos adversários. Na estréia, contra a Croácia, sai do forno o imotski (bolo de amêndoas). A casa contará com um telão de 200 polegadas. Avenida Santo Amaro, 4371, Brooklin. 5041-6680.

7 O Bar Martins vai homenagear o país-sede da Copa. Em seu menu, a carne de porco é a bola da vez para acompanhar a cerveja. Dois telões (100 polegadas) e duas TVs de plasma (42 polegadas) exibirão as partidas. Rua Henrique Martins, 483, Jardim Paulista, 3889-0010.
8 Uma das opções para quem curte dançar é o Bella Innocenti. No intervalo das partidas haverá uma animada roda de samba e a comemoração (tomara!) será um carnaval, com direito a confete e serpentina. Dois telões de 100 polegadas mostrarão todos os lances. Rua Professor Atílio Innocenti, 445, Vila Olímpia, 3845-1403.

9 Os torcedores encontrarão um enorme telão (300 polegadas) no Na Mata Café. Além dele, três TVs de plasma de 42 polegadas exibirão os jogos. Rua da Mata, 70, Itaim Bibi, 3079-0300.

10 Um quiz é o destaque do Canvas, bar do Hotel Hilton. Cada cliente receberá um terminal de votação eletrônica e responderá a perguntas sobre futebol – os mais bem colocados ganharão a consumação do dia, jantares e hospedagens no hotel. Para assistir aos jogos, haverá dois telões (um de 220 e outro de 120 polegadas) e uma TV de plasma de 42 polegadas. Avenida das Nações Unidas, 12901, Brooklin Novo, 6845-0050.

FONTE: Veja SP

Blog da Copa

Descobri agora há pouco um ótimo blog do Carlos Maranhão sobre os bastidores da Copa na Alemanha.
Vale a visita... http://veja.abril.com.br/fwa/blogs/maranhao/listar.shtml

Dá Dá Dá

Sabe aquela campanha da Pepsi que você em todo santo intervalo dos jogos da Copa ? Pois é, saiba que ela não atormenta só os brasileiros. http://www.mydadada.com/

quinta-feira, junho 15, 2006

Modelo histórico da Fiat ganha edição de aniversário




Para comemorar o aniversário de 49 anos do Fiat 500, o automóvel que marcou a história da fabricante italiana, um clube de fanáticos pelo carro marcou um encontro na comuna de Garlenda, na região da Ligúria, enquanto aguardam o lançamento do novo modelo da marca previsto para ser lançado em 2007.
A iniciativa foi promovida pela Fiat e pelo Autoclub Cinquecento, uma organização de fãs do carro que reuniu 750 automóveis do modelo em um só local. A expectativa é de que um novo encontro ocorra em 9 de julho para reunir mais "viciados em Fiat" no parque de Villanova d'Albenga, também na Itália, e entrar no Guiness Book, o livro dos recordes.
O novo modelo Fiat 500 está previsto para ser lançado no ano que vem e será produzido na Polônia. O carro irá substituir o atual Seicento e contará com estilo retrô, inspirado no original. O automóvel será lançado em parceria com a Ford e contará com motor a diesel e gasolina, com potência que irá variar entre 75 cavalos e 120 cv.

FONTE: Invertia

Site da FIFA atrai 5 milhões de visitantes no dia de estréia da Copa

Na última sexta-feira (09/06), data de estréia da Copa do Mundo, o site da FIFA atraiu 5 milhões de visitantes únicos de todo o mundo, informou a empresa de pesquisas na web comScore Networks.
A audiência permaneceu alta no Fifaworldcup.yahoo.com durante todo o final de semana, passando de 4,4 milhões de visitantes únicos ao dia até o domingo (11/06).
Além disso, a comScore mediu mais de 400 mil transmissões de vídeo no dia da estréia do mundial e cerca de 375 mil transmissões por dia ao longo do final de semana.

FONTE: IDG Now

Apple pode lançar celular até 2009

A Apple está trabalhando no desenvolvimento de tecnologias para telefonia celular. Isso é o que apontou o analista Shaw Wu, da consultoria American Technology Research a seus clientes nesta semana.
"Nós acreditamos sim que a Apple tem trabalhado em tecnologias para telefonia móvel", declarou. O executivo alertou ainda que as especulações a respeito dessa atividade significam que realmente deve haver um comprometimento forte da companhia de Steve Jobs em relação às tecnologias móveis.
Na avaliação de Wu, a companhia não deverá apresentar um telefone celular até 2007, mas "mais provavelmente entre 2008 e 2009". Enquanto isso, a Apple fará parcerias com a Motorola para produzir aparelhos integrados à loja de músicas virtuais iTunes.
É essencial para a Apple permanecer competitiva em um mercado convergente, complementa o executivo. Ele acredita que telefones móveis passarão a ser, no futuro, mais sofisticados e integrar mais funções de computadores.
Mesmo que esteja avançada no desenvolvimento de terminais móveis, a Apple precisará ainda, antes de colocar qualquer equipamento de telefonia no mercado, de aprovação das autoridades regulatórias. A aprovação deve ser solicitada pelo menos três meses antes do lançamento.
O consultor comenta ainda que a Apple tende a optar por trabalhar com operadoras de redes móveis para comercializar o equipamento, embora possa também iniciar atividades próprias de uma operadora móvel virtual.
FONTE: IDG Now

quarta-feira, junho 14, 2006

Foi só aparecer na revista de celebridades para esgotar nas lojas

A camiseta que Shiloh Jolie-Pitt usava quando foi fotografada ao lado dos pais Angelina e Brad para a revista People esgotou nas lojas. Em cinza lavado, exibe uma aguia, uma caveira, ossos cruzados, potes e panelas junto com o texto 'The Pots & Pans Band' em letras goticas. Custa US$ 42. O estilista Kingsley Aarons declara que se inspirou no filho de 2 anos que gosta de bater potes e panelas na cozinha. Diz que vende roupas de criança para pais que gostam de ver seus filhos usando criaçoes que eles proprios vestiriam. Afirma que está trabalhando com assessores do casal famoso para mandar camisetas para crianças na Africa. Com material da ediçao online da Vogue e do site IMDb.

FONTE: Blue Bus

Pepsi usa "cartaz MP3" para divulgar refrigerante

Seguindo a tendência de interatividade que os tempos digitais trouxeram, a Pepsi está realizando uma campanha de publicidade no Canadá que mostra para onde a propaganda caminha. São “cartazes MP3”, espalhados nos trens do metrô, que convidam o usuário a plugarem seus fones e ouvirem canções.Segundo artigos em blogs especializados em publicidade, a empresa colocou 100 cartazes dotados de conectores para fones de ouvido nos vagões que correm em Vancouver e Toronto. Cada cartaz toca trechos de 12 canções diferentes.Após escutar a mostra de 30 segundos da música, usuário é convidado a entrar no site pepsiaccess.ca para ter acesso à canção na íntegra e a outros conteúdos musicais exclusivos. A campanha deve durar até o fim de julho.

FONTE: IDG Now

Häagen Dazs anuncia novos investimentos no Brasil

Depois de ação inédita no Fashion Rio, a americana Häagen Dazs, da General Mills, anuncia novos investimentos no Brasil. De olho no inverno, período em que as vendas da categoria caem substancialmente no País, a sorveteria acrescenta em seu cardápio três novos sabores para aquecer as vendas: pint de Banoffee (torta de banana com caramelo), Coconut Macaroon (sorvete de coco com biscoito de coco) e minicup de Lichia.

FONTE: Investnews

Festa de torcedor tem 80% de produtos "Made in China"

Pelo menos 80% dos acessórios usados pelos torcedores em frente às TVs e telões nesta Copa foram produzidos na China, segundo levantamento da Abipp (Associação Brasileira de Importadores de Produtos Populares).
A importação de artigos de categoria popular aumentou 15% até abril, sendo que 10 milhões deles são de inspiração verde-amarela e de origem chinesa. Cornetas, bolas, chapéus e buzinas são os favoritos dentre os 6 mil diferentes itens importados.
A estimativa é que os festejos durante a Copa gerem um faturamento de R$ 2 bilhões ao comércio popular. O valor corresponde a 20% do total estimado para este ano, informa a Folha de S.Paulo.
O valor dos produtos varia de R$ 1 a R$ 20 e o resultado das vendas deve superara o do Dia das Mães.
Porém, "se o Brasil sair cedo da Copa, se for um fiasco, os lojistas correm perigo de ficar com um estoque encalhado muito alto", alerta o presidente da Abipp, Gustavo Dedivitis.


FONTE: Invertia

Nike sente a dor

Nike sente a dor
As bolhas nos pés do atacante Ronaldo ferem a imagem da mais poderosa marca esportiva do planeta


Por Flávia Tavares e Fábio Altman, enviado especial a Munique

“Deu bolha porque ele está gordo”, disseram uns. “Deu bolha porque ele joga pouco. Se jogasse bastante, daria calo”, replicaram outros. As piadas e os comentários foram muitos. Poucas vezes bolhas nos pés de um jogador de futebol causaram tanto furor. Mas não se tratava de pés quaisquer. Eram os pés de Ronaldo, o Fenômeno. Nem de um momento qualquer. As tais bolhas apareceram às vésperas de uma Copa do Mundo. E, para piorar, foi a própria vítima das feridas tão incômodas que apontou a vilã do episódio: “É uma chuteira nova. Acho que veio com uma costura que não tinha”, disse Ronaldo aos microfones da Rede Globo, durante o amistoso contra a Nova Zelândia, no dia 4. Naquele momento, cerca de 20 milhões de pessoas que assistiam ao jogo viram um dos mais importantes garotos-propaganda da Nike dar um pontapé na patrocinadora ao falar mal do produto que ele deveria promover. Foi mais ou menos como se o garoto-Bombril declarasse que as panelas de sua casa estão riscadas por causa da esponja de aço. A Nike, certamente, não achou graça do episódio, nem das piadinhas e menos ainda das dezenas de páginas de jornais e revistas sobre o assunto que se seguiram, a semana toda, no mundo todo. Sobraram fotos de Ronaldo de chinelos, closes da bolha... Porém, não subestime a ginga da maior empresa de artigos esportivos do mundo para driblar essa saia — ou chuteira — justa. Entre as táticas de defesa, a Nike chegou a dizer que a crítica do “cliente” ajudaria a aperfeiçoar o produto. É que as tais chuteiras, do modelo Mercurial Vapor III, são desenvolvidas em conjunto com o craque. Ele diz o que ajustar, onde alargar, etc. Mas até que ponto a imagem e a credibilidade da Nike ficam tão feridas como os pés de Ronaldo? E o que fazer para cicatrizar essas chagas?

Ronaldo explica as bolhas em rede nacional: “É uma chuteira nova. Acho que veio com uma costura que não tinha”

Não se sabe ainda se a jogada de Ronaldo contra o patrimônio afetará as vendas da Nike, cuja marca vale US$ 10 bilhões segundo a consultoria Interbrand. Um arranhão certamente ficou — que pode ou não cicatrizar tão rápido quanto as bolhas. Afinal, no frigir dos ovos, um consumidor deixaria de comprar uma chuteira Nike por conta do episódio? As opiniões se dividem. Alguns concorrentes acreditam que a marca Nike não sofrerá grandes abalos, mas os modelos das chuteiras usadas por Ronaldo, sim. “Um garoto antenado que for comprar um par novo vai se lembrar das bolhas e escolher outro modelo”, diz um executivo de uma empresa rival. “A Nike é idolatrada, surpreende a cada momento. Talvez as vendas até aumentem devido a tanta exposição das chuteiras”, rebate Edson D’Aguano, da Consultive, consultoria de moda e marcas.

Reuters

Phil Knight, fundador: Sua empresa deve faturar US$ 1,5 bilhão com o futebol este ano

O que coloca a Nike sob os holofotes no mundo do futebol nem sempre são as propagandas bem boladas com os craques que ela patrocina ou as camisas modernosas dos times nacionais que ela veste. As luzes também costumam vir de uma sucessão de pequenos e grandes episódios polêmicos envolvendo esses mesmos craques. Nesta temporada, foram duas lesões: as já citadas bolhas de Ronaldo e o pé quebrado do atacante Wayne Rooney, do Manchester United e da seleção inglesa. O jogador estava usando chuteiras do modelo Total 90 Supremacy, considerado leve demais pelos críticos, quando quebrou um osso do pé direito, em abril. O próprio Rooney havia lançado mundialmente as chuteiras quatro dias antes de se machucar. As sapatilhas do atacante foram apontadas como possíveis responsáveis por não ter protegido o pé do craque como outros modelos fariam. Bem antes disso (quem não se lembra?), à Nike havia sido atribuída uma parcela de culpa na derrota da Seleção Brasileira na Copa de 98. O caso gerou até uma improvável CPI dois anos depois — que não comprovou nada. Na época, diz-se que a Nike teria obrigado a comissão técnica a escalar Ronaldo na final contra a França mesmo depois de o atacante ter sofrido uma até hoje inexplicável convulsão. Nada foi provado. Em um episódio mais grave, a gigante americana foi acusada de contratar fábricas asiáticas que usavam trabalho infantil e escravo para produzir bolas e calçados. “A Nike já passou por crises muito graves. Ela está escaldada e não vai deixar que o caso das bolhas se torne uma crise de grandes proporções”, afirma Ricardo Voltolini, diretor da Ofício Plus, firma especializada em gestão de crise de imagem.

Mas até que a Nike agiu bem quando se viu no olho do furacão. A sua estratégia para contornar a má repercussão das declarações de Ronaldo seguiu a cartilha: ela se manifestou rapidamente. A empresa disparou comunicados e mandou um representante à concentração da Seleção, em Königstein (Alemanha), para responder à enxurrada de perguntas da mídia. “Foram dias difíceis, mas acho que passaram”, disse à DINHEIRO, em Munique, Ingo Ostrovski, diretor de comunicação da Nike, o homem que acompanha a Seleção. “Nosso azar foi ter aparecido a bolha no pé do Ronaldo em dia de folga, com pouca notícia.” Ingo admite que a história foi ruim para a Nike, mas de modo algum irreversível. “Esporte é assim”, resume. Especialistas em marketing esportivo concordam. “Talvez o pessoal da Nike tenha se chateado internamente com o acontecido. Mas, ao associar a marca a jogadores de futebol, eles sabem dos ricos de o atleta sofrer uma contusão usando a chuteira deles”, afirmou à DINHEIRO Tom Webb, diretor da Bell Pottinger, empresa britânica que coordena patrocínios esportivos. “A grande sacada da Nike é tentar associar a marca ao estilo de vida do jogador mais que a seu desempenho dentro de campo”, acrescenta. Além disso, em um evento do tamanho de uma Copa do Mundo, a Nike conta com mais um ponto a seu favor: o enorme volume de notícias diárias. “Futebol é muito dinâmico”, diz Voltolini. “As bolhas serão esquecidas.”

Em momento algum, Ronaldo reclamou com os representantes da Nike na Alemanha. Ele continuará usando a marca e sabe que, além de jogador, é garoto-propaganda da grife (com um contrato vitalício estimado em US$ 100 milhões) e, acima de tudo, acompanhou todo o processo de confecção das malfadadas chuteiras. A Nike acredita, inclusive, que pode usar o caso das bolhas a seu favor. “Ronaldo é nosso principal cliente nesse aspecto. Qualquer crítica que ele fizer aos calçados que ele mesmo ajudou a desenvolver é bem-vinda e serve para melhorar o produto”, afirma Kátia Gianone, gerente de comunicação corporativa da Nike do Brasil. Esta é uma boa saída para uma empresa que confia quase toda a sua propaganda a indivíduos. Mas não é uma estratégia unânime no meio esportivo. A alemã Puma, por exemplo, adota outro método. “Escolhemos patrocinar equipes africanas, que têm um exotismo e uma alegria de jogar atraentes. Não quisemos vincular nosso nome a jogadores, mas a times”, explica José Couto, diretor de marketing da Puma do Brasil. “Assim fica mais fácil evitar problemas de imagem.”

A escolha da Nike, nesse sentido, é mais parecida com a de sua principal adversária, a Adidas. Na briga por mais espaço nos campos da Copa, dos 736 jogadores inscritos, 273 têm contrato com a Adidas e 228 com a Nike. Na Seleção Brasileira, o placar é favorável à Nike, que, além de patrocinar a Seleção como um todo, tem contratos individuais com 13 jogadores. A Adidas terá apenas quatro representantes canarinhos na Alemanha.

Quem ainda tem dúvidas se a superexposição da Nike, positiva ou negativa, compensa, basta dar uma olhada no placar. A empresa não tinha produtos de futebol até 1994, quando assinou contrato com Ronaldo. Em 1998, o faturamento dessa divisão foi de US$ 40 milhões. Oito anos e um pentacampeonato depois, a Nike espera faturar com os produtos futebolísticos nada menos que US$ 1,5 bilhão em 2006 – se o hexa vier, a cifra deve ser ainda maior. E para quem duvida da eficácia de Ronaldo como garoto-propaganda, o atacante dá de goleada: 30% das camisas verde-amarelas da Seleção vendidas no Brasil estampam o número 9 do Fenômeno. Provavelmente, ainda é cedo para medir as conseqüências do gol contra de Ronaldo. Quem sabe surja uma luz depois do apito final da Copa.


US$ 100 milhões é o valor do contrato vitalício do Fenômeno com a marca. Só outros dois atletas têm acordo para a vida toda: Michael Jordan e Tiger Woods


Outros arranhões
Episódios polêmicos envolvendo a gigante americana

Final da copa de 1998: Onda de boatos acusava a empresa de obrigar Ronaldo a jogar depois de uma convulsão CPI DA NIKE/CBF: Em 2000, o Congresso tentou investigar a influência da Nike na Seleção

Lesão de Wayne Rooney: Atacante inglês quebrou o pé quatro dias depois de lançar uma nova chuteira Olimpíada de 1992: Michael Jordan se recusa a subir ao pódio vestindo Reebok


FONTE: Istoé Dinheiro

Comercial do Guaraná com Maradona é o mais cotado em Cannes

O mercado publicitário brasileiro já tem um favorito para a conquista de melhor filme no Festival Internacional de Publicidade de Cannes. Trata-se de Maradona, filme criado pela Duda Propaganda e dirigido por Maurício Guimarães e Luciano Zuffo, da Sentimental Filme, para o Guaraná Antárctica. O comercial mostra o atleta argentino sonhando em fazer parte da seleção brasileira. Ele acorda assustado, como quem acaba de sair de um pesadelo, e chega à conclusão de que está bebendo demais o refrigerante brasileiro. A premiação ocorre em Cannes, na França, de 18 a 25 de junho e reúne os principais profissionais do mercado mundial.
FONTE: ADNews

terça-feira, junho 13, 2006

Audiência da Globo cresce 19% com Copa

A audiência da TV Globo, única emissora que transmite a Copa do Mundo em TV aberta no país, cresceu 19% nos três primeiros dias do evento. Na média diária (das 7h às 24h), a Globo subiu de 21 para 25 pontos no Ibope da Grande São Paulo entre sexta e domingo, em comparação com os mesmos dias da semana anterior. Apesar do crescimento substancial da Globo, o impacto na audiência da TV aberta foi pequeno. O total de televisores ligados cresceu apenas um ponto percentual entre sexta e anteontem, de 46,3% para 47,3%. Isso indica que para o telespectador que só vê TV aberta, a Copa só começa para valer hoje, com a estréia do Brasil. A Globo tirou mais audiência de suas concorrentes (3 pontos na soma de todas elas juntas) do que atraiu novos telespectadores (1 ponto por dia) por causa da Copa do Mundo. O maior crescimento da Globo sobre as demais redes abertas ocorreu no período vespertino (das 12h às 18h). Nesse período, a Globo cresceu cerca de 50% sobre os dias "normais". Sem considerar os jogos de ontem, Angola x Portugal, às 16h de domingo, foi a partida mais vista na TV aberta. Deu 35 pontos, pelo menos cinco a mais do que o futebol "comum" (Campeonato Brasileiro) costuma registrar no mesmo dia e horário. Argentina x Costa do Marfim (32 pontos) e Alemanha x Costa Rica (30) também foram muito bem no Ibope.

FONTE: Daniel Castro - FSP

Adidas decidiu q vai brigar na Justiça para manter suas 3 listras

A Adidas vai brigar na Justiça contra o Comitê Olimpico Internacional para manter suas tradicionais 3 listras nos uniformes dos atletas. Tinham sido proibidas sob alegaçao de que representariam uma vantagem para a marca diante das concorrentes, notas na lista abaixo. O COI determina que os logos das grifes de material esportivo nao podem ultrapassar 20 cms quadrados - as listras da Adidas estariam violando essa regra porque, aplicadas às laterais de camisas ou calças, por exemplo, permitiram a identificaçao imediata da marca, equivalendo a logos. Na semana passada, a Adidas conseguiu uma vitoria preliminar contra a Federaçao de Internacional de Tênis, que tinha seguido o mesmo caminho do COI e proibido as listras. A Justiça inglesa concluiu que elas sao parte do design das roupas e nao um logo.

FONTE: Blue Bus

Até 250 mil carros vao descer para o litoral neste feriadao da 5a

Entre 170 mil e 250 mil veiculos devem descer para o litoral paulista por conta do feriadao de Corpus Christi, que começa na 5a e se prolonga pelo fim de semana. A estimativa é da Ecovias, que administra o sistema Anchieta Imigrantes. O movimento é esperado a partir de logo mais a meia noite.

FONTE: Blue Bus

A Copa nos EUA está fazendo mais sucesso do que se esperava

Numeros preliminares da audiência nos EUA dos primeiros jogos da Copa indicam que os americanos, afinal, estao mais interessados em futebol que antigamente. Na rede ABC, o 1o fim de semana do Mundial rendeu 65% mais audiência do que o mesmo periodo da Copa de 2002. Na rede Univision, emissora em espanhol, os 8 primeiros jogos registraram plateia 3 vezes maior que no ultimo mundial. Noticia da Reuters.

FONTE: Blue Bus

Primeira semana da Copa leva 2,5 milhões de usuários britânicos à web

Mesmo que não contem com uma Seleção digna de aplauso, os britânicos justificaram a fama de maníacos por futebol na primeira semana da Copa do Mundo 2006. No período, cerca de 2,5 milhões de usuários usaram a internet no Reino Unido como meio de se informar sobre o torneio.

Segundo dados da consultoria Nielsen//NetRatings, um em cada seis britânicos conectados usavam a internet como fonte de informações sobre a Copa.

"Os milhões de usuários visitando sites de apostas e esportes durante a Copa do Mundo mostram a importância vital que este tipo de evento tem para a web", afirma Alex Burmaster, analista de internet da Nielsen//NetRatings.

O site mais visitado pelos britânicos foi a da BBC, com 1,3 milhão de visitantes únicos, número quase quatro vezes maior que o do segundo colocado, o também site de notícias esportivas SkySports, com média de 369 mil visistantes únicos.

A agência de notícias estatal também foi responsável pela maior média de minutos navegados, atingindo 13 minutos, mais que o dobro dos 5 minutos registrados tanto para o SkySports como para a empresa de TC a cabo Premiun TV.

Tamanho interesse pode ser justificado pela decisão da BBC de transmitir de graça e ao vivo pela internet os jogos da Copa para usuários britânicos. No Brasil, a Globo.com oferece serviço semelhante, mas cobra pela reprodução das partidas online.

O tráfego em sites de apostas também aumentou consideravelmente na última semana, principalmente no sábado, quando a seleção inglesa bateu o Paraguai por 1 a 0.

"É interessante notar que o apetite por sites de apostas é particularmente forte - visitantes deste perfil gastaram 39 minutos na web, enquanto o usuário médio passa apenas 16 minutos online", analisa Burmaster.

De acordo com a Nielsen, cerca de 681 mil britânicos - ou 4,2% dos usuários online do país - visitaram sites de apostas durante o confronto, fazendo com que o total de usuários em site do tipo no sábado saltasse para 1,1 milhão.

Logo após o término do jogo, a cifra de visistantes caiu em mais de quatro vezes, para 149 mil usuários.

FONTE: IDG Now

Microsoft adiciona produto de Business Intelligence à linha Office

A Microsoft esclareceu sua estratégia de Business Inteligence ao revelar um novo produto de sua linha do Office nesta terça-feira (06/06).
O produto, chamado de Microsoft Office PerformancePoint Server 2007, combina um sistema de análises e relatórios de negócios a partir do SQL Server , adquirido pela compra da ProClarity, com interface parecida ao aplicativo Excel, o que facilita o gerenciamento de desempenho corporativo, disse Michael Smith, diretor do Grupo de Aplicações Corporativas do Office da Microsoft.
A Microsoft também espera anunciar a oficialização da compra da ProClarity nesta terça-feira. A companhia anunciou em abril que compraria a desenvolvedora de aplicações de privacidade, que conta com softwares para análises e visualização para exibir informações catalogadas no Microsoft SQL Server para clientes corporativos.
O lançamento do novo produto significa também a o fim do desenvolvimento do Microsoft Business Scorecard Manager, que será integrado ao PerformancePoint Server, disse Smith. O novo software deverá ser lançando no segundo trimestre de 2007. O Scorecard Manager permite que usuários meçam o desempenho de uma empresa de acordo com indicadores chave e analisem as informações a partir dos objetivos corporativos.
A Microsoft tem trabalhado duro na construção de um conjunto compreensivo de softwares de BI para integrar junto ao seu produto SQL Server 2005, que inclui serviços de análise e criação de relatórios.
O Office, no entanto, é o produto que usuários corporativos começarão a ver como um rival para suítes de BI de competidores como Business Objects, Cognos e Hyperion, disse Smith.
O Office 2007, que chegará aos usuários corporativos no final do ano, será a primeira versão do conjunto de aplicativos de escritório da empresa a ter as novas funções de BI.
"O mercado (de BI) está chegando ao ponto de amadurecimento, e se tornando grande o suficiente para que a Microsoft não o deixe inteiramente para terceiras empresas", disse Andrew Brust, chefe de novas tecnologias da consultoria TwentySix New York.
Brust diz que, até agora, a Microsoft vinha incluindo sua estratégia de BI junto à sua divulgação corriqueiramente partida de novas tecnologias. A companhia deve aos clientes corporativos explicações sobre como estas peças se encaixam em um grande conjunto de aplicações de BI que pode ser comparado com seus principais rivais.
O software da ProClarity é conhecido por sua grande capacidade de demonstrar estatísticas corporativas para usuários finais. Mesmo que o PerformancePoint não inclua esta função, a Microsoft planeja no futuro integrar a funcionalidade no Office, disse Smith.

FONTE: IDG Now

iPod é mais popular que cerveja entre adolescentes dos EUA

Pesquisa com jovens nos EUA vê iPod assumir topo de popularidade. Até então, cerveja só havia perdido em 1997, para a internet.Os estudantes dos Estados Unidos gostam mais do iPod, o tocador digital da Apple, do que de cerveja. Esta é a conclusão de uma pesquisa da Student Monitor com 1.200 jovens norte-americanos.
Um grupo de 73% dos entrevistados disseram que o iPod está mais na moda que um cervejinha no bar, que as mensagens de texto e curiosamente que os downloads de música. O tocador ocupou o topo do ranking das coisas que os adolescente consideram “in”.Houve uma mudança de pensamento, segundo a Student Monitor. Na sondagem anterior apenas 59% haviam dito que o iPod era mais popular que bebidas alcoólicas.
A notícia ainda não é um desastre total para as cervejarias, já que a bebida garantiu o segundo lugar da lista das coisas mais populares. A última vez em que a cerveja perdeu o primeiro lugar foi em 1997, quando a internet ocupou o topo do ranking

FONTE: IDG Now

Google Earth turbinado

Dublin – No mesmo dia em que a aplicação de mapas entra na versão 4, Justiça nega liminar que fecharia serviço.O Google ganhou uma das primeiras rodadas do processo de patente ligado à tecnologia do Google Earth, serviço de exibição de mapas baseados em satélite, anunciou a empresa na segunda-feira (12/06).
O processo foi uma herança que o Google ganhou ao adquirir em outubro de 2004 a Keyhole, empresa que desenvolveu a tecnologia do Google Earth. A Skyline Software moveu o processo de patente inicialmente contra a Keyhole, na Corte de Massachusetts, nos EUA.
Depois da aquisição, a Skyline acrescentou o Google como réu no processo. Um ano depois, a Skyline pediu à Justiça uma liminar que restringisse o Google de oferecer o serviço.
Esse prazo permitiu aos advogados do Google argumentar que a Skyline não podia dizer legitimamente que o Google Earth a prejudicasse irreparavelmente ou não teria esperado tanto. O juiz negou a liminar, mas o processo ainda está em andamento.
Na segunda-feira, o Google apresentou melhorias nos recursos de interface e ampliou o índice de imagens do Google Earth.
O serviço é uma das ofertas mais populares da empresa, com 100 milhões de downloads da aplicação usada para acessá-lo no ano passado.
Segundo o Google, o índice de imagens de satélite que alimentam o serviço foi quadruplicado. O Google Maps, serviço de mapas, vai começar a utilizar esta base em breve também.
Além disso, a ferramenta ganhou novos recursos de interface para melhorar a exibição de conteúdos gerados por usuários e aplicações externas, adição que vem na onda da criação de meios pelas empresas de internet para que desenvolvedores externos façam complementos a suas ofertas.
Pela primeira vez, o Google Earth está disponível também para o ambiente Linux, além do Windows e do Mac. Agora vem também em versões em espanhol, italiano, alemão e francês.
O Google Earth também passa a suportar a criação de desenhos texturizados em integração com a aplicação de desenhos Google SketchUp.
Por fim, o Google passa a oferecer a aplicação Google Maps para aplicações internas e baseadas em web mediante pagamento de uma licença.
A versão 4 do Google Earth está sendo lançada em beta e já pode ser baixada.*Nancy Gohring e Juan Carlos Perez são editores do IDG News Service, em Dublin e Miami.

FONTE: IDG Now

segunda-feira, junho 12, 2006

Capela Sistina


A fabricante de artigos esportivos Adidas criou para o período da Copa do Mundo um enorme afresco em estilo clássico que traz, ao invés dos tradicionais anjos e símbolos religiosos, jogadores e bolas de futebol.



O trabalho, apelidado de "Capela Sistina", em referência aos afrescos da sede da igreja católica em Roma, está exposto na estação de trem de Zurique, na Alemanha, país-sede da competição .

FONTE: Adrants / Invertia

Brasileiros são os que mais gastam durante a Copa, diz pesquisa

O Brasil supera os países de primeiro mundo em gastos quanto se trata da paixão por futebol. A constatação foi feita pela MasterCard, que realizou pesquisa para apurar a extensão e os gastos dos torcedores com as atividades planejadas para acompanhar a Copa do Mundo 2006.
A Pesquisa Global sobre Paixão e Consumo demonstra que há clara relação entre o nível de paixão dos torcedores de futebol pelo maior evento esportivo do mundo e sua tendência a consumir para acompanhar as seleções de seus países.
Foram incluídos na pesquisa Brasil, Alemanha, Austrália, EUA, Espanha, França, Itália, Japão, México e Reino Unido.
Os torcedores do Brasil, Itália e México, países que historicamente têm uma participação mais duradoura na Copa, apresentaram uma maior tendência a consumir pelo menos US$ 100 durante a Copa do Mundo, independentemente de serem torcedores fanáticos (muito ou extremamente interessados por futebol) ou casuais (pouco interessados).
Torcedores fanáticos em outros sete países, tais como Alemanha, Espanha e Reino Unido, também planejam gastar pelo menos US$ 100, mas os padrões potenciais de consumo dos torcedores casuais são significativamente mais baixos. Porém, a pesquisa mostra claramente que os torcedores pesquisados acreditam que o possível sucesso de seus países na Copa influenciará seus níveis de consumo, com Brasil (77% fanáticos e 68% casuais), Japão (68% e 40%), Itália (61% e 50%), Espanha (53% e 38%), e México (52% e 38%) apresentando as maiores probabilidades de gastar mais.
A pesquisa também perguntou aos torcedores de futebol de cada um dos dez países sobre seus planos de gastos atuais e potenciais em diferentes segmentos de mercado, incluindo viagens e acomodações, vestuário, bares/restaurantes, produtos eletrônicos, supermercados e Internet.
Torcedores da Itália (12%), Brasil (11%), México (11%), e dos EUA (11%) apresentaram as maiores probabilidades de gastar pelo menos US$100 com viagens e acomodações durante a Copa. Os torcedores brasileiros e mexicanos demonstraram o orgulho nacional por suas equipes, apresentando as maiores probabilidades de gastar pelo menos US$50 com peças de vestuário associadas às suas equipes durante a Copa do Mundo, com 50% e 40% respectivamente.
Os torcedores brasileiros (33%) e mexicanos (20%) apresentaram a maior probabilidade de gastar pelo menos US$ 100 em lojas de produtos eletrônicos, seguidos pelos torcedores italianos (16%), norte-americanos (11%) e alemães (10%).
FONTE: Investnews

OceanAir e Matte Leão fecham acordo e inovam o serviço de bordo

Passageiros da OceanAir saboreiam chás e concorrem a um kit da Leão JuniorA OceanAir Linhas Aéreas e a Matte Leão começam nesta semana uma parceria, com esse acordo, as duas empresas irão servir para os passageiros da OceanAir produtos da Leão Junior, como Matte Leão tradicional pronto para beber, a novidade saudável Green Tea, nos sabores limão, tangerina e abacaxi com hortelã, e opções de chás quentes, como preto, hortelã, capim-cidreira, camomila e misto frutas e flores nos sabores pomar e cítrico.Além disso, nas próximas três sextas-feiras, dias 9, 16 e 23 de junho, serão sorteadas durante os vôos da OceanAir 600 sacolas com um kit especial da Leão Junior com chás variados: 1 Green Tea limão, 1 Green Tea abacaxi, chá verde em saquinhos sabores limão e maçã-verde, além de impressos com informações sobre os benefícios da erva-mate e do chá verde.A OceanAir decidiu firmar essa parceria para inovar ainda mais o atendimento aos seus passageiros e com isso oferecer um prazer adicional durante os vôos, diz Magda Paz, gerente de Marketing da OceanAir. A Leão Junior considera a OceanAir uma empresa jovem, diferenciada, considerando que cresce rapidamente. “Com a parceria, além do passageiro estar em uma excelente companhia aérea, ele terá opções de produtos saborosos, naturais e saudáveis oferecidos pela Leão Junior, empresa 100% brasileira que há 105 anos se dedica a produção de chás", disse o gerente nacional de vendas do varejo da Leão Junior, Ernani Langner .As rotas que participarão dessa promoção são as nacionais , atendidas pelo o MK-28. Desde o começo do ano, a OceanAir optou por um cardápio mais caprichado para os seus passageiros. As tradicionais barras de cereais e saquinhos de batata frita deram lugar ao cardápio especial que a empresa desenvolveu para 2006, que se ajusta às estações do ano, com refeições mais leves no verão e mais encorpadas no inverno.Durante os vôos de longa distância, são oferecidas saladas com uma carne, bebidas e sobremesa; no café da manhã, o passageiro é servido com salada de frutas, frios, pães sempre quentes e bebidas em geral; mesmo os vôos a curta distância o cardápio tem um toque bastante especial: além de bebidas diversas, o passageiro degusta um tipo de salgado, como, por exemplo, o pão de batata quente. Além disso, a aeronave MK-28 utilizada na frota da empresa possui poltronas confortáveis, e os passageiros são acomodados em assentos espaçosos.
FONTE: Comunique-se

W/ desvenda mistério de nudez de Cicarelli

A W/Brasil estréia nesta segunda, dia 12, durante o intervalo de Belíssima, o novo filme da Hope para lançar uma nova linha de lingerie, com o conceito "no visualpanty lines", que não deixa marcas sob a roupa, como se a mulher estivesse nua.
O filme mostra um rapaz entrando na sala de uma colega de trabalho e sendo recebido aos gritos. A mulher berra loucamente e usa os papéis que estão em suas mãos para tampar partes de seu corpo. O rapaz sai assustadíssimo e do outro lado do escritório, ainda ofegante, percebe que todos olham pra ele com ar que mistura curiosidade e reprovação. A cena incompreensível e inesperada passa a ser entendida com a assinatura do comercial: "Nova linha Hope Nude. Com acabamento invisível: não deixa marcas."
E para dar sustentação à campanha e desvendar o mistério criado na ultima semana, Daniela Cicarelli, que está exposta em vários empenas de prédios em SP e Rio, passa a usar uma das calcinhas da coleção Nude e um adesivo com a assinatura – “Hope Nude. Com acabamento invisível, você esquece que está vestida”.

FONTE: Vox News

Brastemp atropela o varejo

A maior fabricante de linha branca do País reforça a venda direta para os consumidores e abre uma nova frente de tensão com os titãs do comércioPor joaquim castanheira

Nos últimos anos, a Multibrás, dona de duas marcas estreladas, Brastemp e Consul, colocou em marcha uma locomotiva que, sem alarde, ganha velocidade rapidamente. Ela atende pelo nome de Compra Certa, um sistema de venda direta de produtos ao consumidor, sem parar na tradicional estação do varejo. Trata-se de um negócio explosivo em vários sentidos. Explosivo em seu potencial de crescimento. A média de faturamento mensal desse canal de vendas encontra-se entre R$ 35 milhões e R$ 40 milhões, mas há momentos de picos, como ocorreu em novembro de 2005, quando o total arrecadado chegou próximo de R$ 60 milhões. Uma parte desse montante vem da comercialização de outras marcas, mas a maior parte vem de itens da própria Multibrás, o que significa que a participação do Compra Certa no faturamento da Multibrás ronda os 10% dos quase R$ 5 bilhões anuais. Isso coloca o programa entre o quarto e o quinto maiores clientes da companhia. E justamente aí está o outro lado explosivo do Compra Certa. O avanço desse sistema pode arrebentar de vez a relação entre a indústria e o varejo – relação sempre marcada por tensão e conflitos.
Por isso, a Multibrás esforça-se para conter a tentação de fazer barulho sobre um canal que lhe oferece boas perspectivas de crescimento. Por isso também recusou os freqüentes pedidos de entrevistas da DINHEIRO para falar sobre o assunto. Até agora, tem sido bem-sucedida nessa postura. Duas das maiores redes de varejo do País, ouvidas pela reportagem, acreditam que a fatia de vendas nesse caso não supera 5%. Uma percepção distante da realidade. Em 2004 e 2005, o volume de negócios dessa modalidade cresceu respectivamente 50% e 36%. “Até onde eu sei, ainda é um patamar baixo no mercado. De tempos em tempos, a indústria cai na tentação de criar seus próprios canais de venda. E nós sempre soubemos reagir”, diz enigmaticamente um empresário do setor.

Paulo Periquito, presidente:o Compra Certa está entre os cinco maiores clientes da empresa
Os resultados obtidos até aqui parecem credenciar o Compra Certa a um futuro brilhante. Atualmente, porém, o presidente da companhia, Paulo Periquito, administra uma espécie de cabo-de-guerra. Os defensores do Compra Certa alegam que o ele garante retorno financeiro para uma corporação que fatura muito (R$ 5 bilhões), mas lucra pouco – em 2005, a última linha do balanço registrou apenas R$ 65 milhões. A venda direta, advoga esse grupo, também se constitui numa cidadela contra a força avassaladora do varejo (leiam-se Casas Bahia, Ponto Frio e Magazine Luiza, por exemplo). Só a Casas Bahia são responsáveis pela venda de um terço de toda a produção de linha branca do País. Nas negociações, os preços são praticamente impostos por esses titãs.
Há, porém, argumentos contrários. Um deles vem da própria matriz da Multibrás, o grupo americano Whirlpool. De lá, algumas vozes questionam se o envolvimento profundo na comercialização de produtos se encaixaria na vocação da companhia: a fabricação da chamada linha branca. Os americanos e alguns dos executivos brasileiros levantam uma série de riscos embutidos na operação, frutos do modelo desenhado para o negócio. A Multibrás montou uma rede de 14 representantes independentes, espalhados por todo o território brasileiro. Essas empresas nomeiam agentes em diversas cidades, que, por sua vez, mantém suas equipes de vendas. Dessa forma, a Multibrás possui hoje um exército de mais de quatro mil vendedores. Para a abordagem aos clientes, utilizam o sistema porta-a-porta e convênios com associações profissionais, empresas e outros tipos de entidades. O consumidor tem dois tipos de financiamento para arrebatar produtos. Um deles é o parcelamento em dez vezes. O vendedor recolhe a primeira parcela no ato da venda e as demais são pagas com um carnê. A outra modalidade foi batizada de compra programada, que oferece itens de outras marcas como Sony, Semp Toshiba e Kodak. Nela, o valor pode ser pago em 12 prestações. A entrega ocorre logo após a quitação da terceira, quarta ou sexta parcela, dependendo do produto adquirido. Aí está outra vantagem do programa. A Multibrás pode planejar sua produção e evitar excesso de estoques.
Mesmo assim, estabeleceu-se um tenso debate a respeito do futuro do Compra Certa. Por determinação de Paulo Periquito, um grupo de trabalho, liderado pelos executivos Renato Cassou e Cláudio Rebelo, estuda alternativas para aprimorar a operação do sistema. Entre seus desafios está a redução do nível de inadimplência, hoje na casa dos 8%. Mais: muitas vezes, os vendedores marcam visitas, não aparecem nem sequer avisam. Há também alguns poucos casos de fraude. Por exemplo: o vendedor utiliza um CPF falso, simula um negócio, apanha sua comissão e paga as prestações somente até receber o produto. A partir daí, o consumidor fictício fica inadimplente. Na coluna dos contras há ainda um risco trabalhista. Vendedores dos representantes podem alegar uma relação de trabalho presumida com a Multibrás e pleitear incorporação ao quadro de funcionários da companhia. Mas a pergunta que não cala na cabeça de Periquito e de sua equipe é uma só: o retorno obtido com o Compra Certa compensa o risco de uma reação dos varejistas?

A Multibrás toma certos cuidados para não despertar a atenção (e a ira) do comércio. Retirou a marca Brastemp do nome do sistema. Antes era Compra Certa Brastemp. Na média, os preços dos produtos oferecidos nessa modalidade não ficam muito distantes daqueles encontrados nas lojas de eletrodomésticos do País – em alguns casos são pouco maiores, em outros, pouco menores. Isso significa que a margem da empresa é maior? Não necessariamente, responde Alexandre Garcia, analista da Ágora Sênior, maior corretora de valores do País. “O varejo é mais eficiente na logística de entrega para o consumidor do que a indústria. Esse item pode consumir parte da margem obtida com a venda direta”, avalia ele. Diante desse quadro, poucos arriscam uma previsão para o Compra Certa. O sistema pode ser aprofundado e até se tornar uma empresa independente. Ou pode ser expurgado da estratégia da companhia, o que levaria a Multibrás a passá-lo adiante. Enquanto não há definição, a locomotiva avança, acirrando ainda mais a já tradicional queda-de-braço entre a indústria e o varejo.

R$ 5 bilhões é o faturamento anual da Multibrás. Cerca de 10% vem do Compra Certa

FONTE: Istoé Dinheiro

Bolhas de Ronaldo não ferem imagem da Nike, diz especialista

Especialistas do mercado de comunicação e marketing afirmam que o incidente das bolhas no pé do jogador Ronaldo não fere a imagem da gigante dos esportes Nike. Na semana passada, durante jogo-teste contra a Nova Zelândia, o Fenômeno teve problemas com a chuteira Mercurial Vapor III.
Segundo a empresa, seus técnicos imediatamente foram acionados para resolver o problema. "A Nike trabalha consistentemente seu marketing, por meio de campanhas, patrocínios. Isso faz com que haja uma certa 'blindagem' quando a crise se abate. Está ligada a coisas positivas", diz Jaime Troiano, da Troiano Consultoria de Marcas.
O incidente acabou criando oportunidades para os anunciantes. A marca Band-Aid (JeJ) orgulhou-se de ser apontada como solução e fez um anúncio criado pela McCann-Erickson, assim como as concorrentes em calçados esportivos Umbro e Rainha (SP Alpargatas).

Fonte: Investnews

Volks e GM não liberam funcionários durante jogos da Copa

Os funcionários da Volkswagen de São Bernardo do Campo e da General Motors em São José dos Campos não serão liberados para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo.
Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo, ouvido pelo jornal Diário de S. Paulo, os trabalhadores conseguiram fechar acordo com todas as demais montadoras mas, segundo ele, a Volks endureceu as negociações.
As montadoras informaram ter feito propostas para liberar os trabalhadores, com a compensação das horas paradas, mas não houve acordo.
FONTE: Invertia

Operações bancárias on-line crescem 50% em 2005, diz Febraban

Operações bancárias pela Internet cresceram 50% em 2005. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que foram 5,8 bilhões de transações por meio do Internet banking, sendo mais da metade das operações - cerca de 3,1 bilhões - feitas por pessoas físicas. Mas com o crescimento, reconhecem os próprios bancos, vem a preocupação com aumento de fraudes.
Hoje, garantem especialistas, o meio mais seguro para evitar a ação de fraudadores nas operações eletrônicas é o uso da certificação digital - senha criptografada, que é praticamente impossível de ser decifrada por piratas virtuais. A certificação pode ser obtida por qualquer internauta e o sistema funciona por meio de cartão e leitora, que é instalada no computador do usuário.
"A certificação digital surgiu a partir de tecnologia de criptografia assimétrica, e tem por objetivo identificar, de forma única e inequívoca, uma pessoa na Internet ou em uma rede de computadores", explica o coordenador do Comitê de Certificação Digital da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), Igor Rocha.
Segundo ele, não há como fazer a clonagem da identificação, mesmo que o usuário tenha seu computador invadido por vírus. "Não há como ler a senha, como ter acesso às informações que estiverem sendo trocadas entre o internauta e o banco."
O sistema pode ser usado também para compra e venda de produtos do governo, comunicação com sites oficiais como o da Receita Federal, operações de câmbio e acesso a processos judiciais.
"A certificação funciona também como uma cédula de identidade digital, e as operações efetuadas têm valor igual a um papel assinado de próprio punho. Assim, os documentos têm validade jurídica", destaca Rocha.
O custo para adquirir certificação digital, que tem validade por dois anos, é de cerca de R$ 400. A tecnologia é comercializada pelas autoridades de registro, que precisam de autorização do governo federal para atuar e devem obedecer a série de critérios. No Rio, a certificação digital pode ser obtida no escritório da Serasa, na CertiSign, no Serpro e na Federação Nacional de Corretores de Seguro (Fenacor).
"O custo do sistema ainda é relativamente alto, mesmo diluindo o valor em 24 meses, que é o prazo de validade. Mas a tendência é o preço diminuir, à medida em que o número de usuários aumente. Em pouco tempo, praticamente todos terão a certificação digital, assim como ocorreu com telefone celular", diz o coordenador do Comitê de Certificação Digital da Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), Igor Rocha. Para adquirir a tecnologia, o interessado deve apresentar documentos originais.

FONTE: O Dia

Webmotors registra 34 milhões de buscas em 2006

Fonte: Comunique-se

Em cinco meses, buscas por veículos na internet já superou a marca do ano passadoAté o mês de junho, o site WebMotors registrou mais de 34 milhões de buscas aos anúncios de veículos novos e usados, em 2006. A marca já superou os índices registrados durante todo o ano passado. A pesquisa do site mostra um crescimento expressivo dos classificados de autos na internet, durante os primeiros meses de 2006. Atualmente, cerca de 120 mil veículos estão anunciados na página www.webmotors.com.br. O posto de automóvel mais procurado permanece com o veterano Volkswagen Gol, seguido do Chevrolet Corsa e do Fiat Palio, em terceiro lugar.“Esse número mostra a importância da internet no mercado nacional de veículos. A web mudou a forma com que as pessoas procuram por seu próximo automóvel, seja ele novo ou usado. Por meio da ferramenta WebMotors, por exemplo, a cada 20 minutos um anunciante recebe o contato de comprador potencial”, explica José Eduardo Ferreira.A WebMotors tem aproximadamente 120 mil automóveis em estoque e é líder em classificados na internet brasileira. O site mantém um ranking dos mais procurados, divididos por marca, modelo ou versão, atualizados diariamente.

PRÓXIMA PARADA

O apresentador Edgar Piccoli, ex- MTV, deve assinar nesta semana com o Multishow.FONTE: Mônica Bérgamo (FSP)

...

É que a maior parte das pessoas sai da frente da TV para passar roupa, fazer a barba, tomar banho. Como nos dias de futebol, o consumo de energia aumenta cerca de 20%.FONTE: Mônica Bérgamo (FSP)

APAGÃO

Na campanha eleitoral acontece fenômeno semelhante: é só o programa dos candidatos entrar no ar que o consumo de luz explode.

FONTE: Mônica Bérgamo (FSP)

SOBE-E-DESCE

Os dias de jogos são considerados críticos. O consumo de energia se altera em poucos minutos, com intensidade e de forma brusca. Na hora do jogo, os consumidores em geral estão todos no mesmo lugar da casa, vendo a mesma TV. O consumo cai. No intervalo, elas vão ao quarto, à cozinha, abrem a geladeira -e o consumo explode repentinamente. Costuma subir 20% em poucos minutos. Daí o risco de um colapso.

FONTE: Mônica Bérgamo (FSP)

PÂNICO NA TV

O governo de SP está montando uma operação de guerra para garantir fornecimento de energia elétrica no dia dos jogos do Brasil -especialmente amanhã, 13, dia da estréia da seleção no mundial. É que sindicatos do setor estão ameaçando fazer greve em protesto contra a privatização da CTEEP, distribuidora de energia paulista. O governo vai entrar com medida cautelar na Justiça indicando o nome de 130 engenheiros e técnicos que não poderão faltar ao serviço.FONTE: Mônica Bérgamo (FSP)

Franklin Martins começa hoje na Band, nas radios e na TV paga

A Band anunciou para hoje a estréia de Franklin Martins em sua grade jornalística. Marcada para logo mais no Jornal da Band. Martins participa ainda do programa Canal Livre e estará tambem no time da cobertura das eleiçoes deste ano. Tambem terá entradas nas rádios Bandeirantes e BandNews FM, e no canal BandNews, na TV paga.
FONTE: Blue Bus

Longa animado da Pixar e da Disney estreando em 1o nos EUA

O longa animado 'Cars' conquistou a liderança da bilheteria no fim de semana nos EUA arrecadando US$ 62,8 milhoes. É a 3a melhor estreia entre os lançamentos conjuntos da Pixar e da Disney - perde apenas de 'Os Incriveis' e 'Procurando Nemo'. O resultado foi considerado sólido, embora alguns especialistas tivessem estimado que o filme ultrapassaria os US$ 70 milhoes. 'Cars' gira em torno de Lightning McQueen, um carro de corridas, e tem elenco de dubladores famosos - Paul Newman, Helen Hunt e Owen Wilson. A estreia no Brasil está prevista para o dia 30. Com material da Reuters.
FONTE: Blue Bus

Comercial da MTV denuncia trafico de mulheres na Copa

Comercial da MTV denuncia trafico de mulheres na Copa foto 11:00 A MTV Europe Foundation e a JWT criaram um comercial denunciando o trafico de mulheres na Copa. O objetivo é que o filme seja veiculado em todo o planeta agora durante a Copa do Mundo. Oferecem a peça em 17 idiomas. Batizada 'Streaker', abre com uma mulher nua correndo no meio de um jogo de futebol e o publico nas arquibancadas comemorando a cena. O roteiro entao volta no tempo e mostra a mulher sendo ameaçada e forçada por 2 homens a tirar a roupa em um local escuro, que é, na verdade, o tunel que leva dos vestiários ao campo. O filme encerra com o texto "Ainda comemorando? Milhares de mulheres e garotas serao traficadas para a Alemanha durante a Copa e forçadas a se prostituir". Encerra com a assinatura 'Pelo fim da exploraçao e do trafico' e informa o endereço mtvstreaker.com. Noticia do Media Guardian, em inglês, aqui, somente para cadastrados. 12/06 BBIFONTE: Blue Bus