Fonte: Folha de São Paulo
Seguindo a mesma tendência de dezenas de países, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou sem ressalvas ontem a fusão no Brasil das marcas Adidas e Reebok. O conselho considerou que não haverá prejuízos à concorrência no setor por conta da já acirrada disputa de mercado.De acordo com o conselheiro que relatou o processo, Luiz Rigato, a união das duas fabricantes de calçados poderia resultar em controle de até 71% do mercado em alguns segmentos, argumento refutado pelas empresas. Em documentos apresentados ao Cade, Marcelo Calliari, que representava a Adidas, previu máximo de 39% de participação no segmento de calçados para a prática de tênis.A única ressalva na sessão foi feita pelo conselheiro Abraham Sicsu, que votou a favor da fusão mas questionou a capacidade do Cade de avaliar o verdadeiro mercado em disputa. Em linhas gerais, ele argumentou não se trata apenas de concorrência na venda de calçados, mas de importantes marcas e patentes conhecidas do grande público.Na mesma sessão, o Cade arquivou reclamação de franqueados do fast food McDonald's sobre as práticas da rede que lesariam sua capacidade de concorrência. Em sua conclusão, o conselho avaliou que se trata de disputa contratual, a ser resolvida entre as partes envolvidas.Em outra decisão, o conselho homologou termo de compromisso entre a Telefônica e a Embratel no compartilhamento da rede da primeira pela segunda. O caso teve início em 2003.