Fonte: Info Online
O conglomerado alemão de engenharia Siemens instalou na Colômbia a primeira rede comercial WiMax da América Latina, informou a companhia nesta quarta-feira. Trata-se da tecnologia de acesso rápido à Internet sem fio.
A Siemens afirma que construiu a rede na terceira maior cidade colombiana, Cali, a pedido da operadora de telefonia de longa distância Orbitel, unidade da telefônica estatal Empresas Públicas de Medellín.
No total, 15 cidades colombianas serão cobertas pela rede da Siemens, oferecendo velocidade de até 2 megabits por segundo, suficiente para transmissão de vídeo em alta qualidade.
A tecnologia WiMax é similar ao padrão WiFi, que equipa grande parte dos notebooks atuais, mas tem mais capacidade e pode conectar distâncias maiores com uma antena.
O sistema foi desenvolvido para levar a Internet para cidades usando redes de radiofreqüência com alcances muito maiores que as redes WiFi, normalmente usadas dentro de locais fechados como cafés e aeroportos.
"O projeto da Orbitel abre o mercado latino-americano para a tecnologia WiMax. É um avanço importante no desenvolvimento regional de nossas tecnologias", disse o diretor da unidade de redes móveis da Siemens, Christoph Caselitz, em comunicado.