segunda-feira, junho 19, 2006

Nokia e Siemens fundem operações de infra-estrutura para telecomunicações

Pequim - Juntas, as empresas faturaram 15,8 bilhões de euros na área em 2005.

Demissões podem chegar a 7,5 mil.A Nokia e a Siemens vão fundir suas unidades de infra-estrutura de telecomunicações, criando a Nokia Siemens Networks, joint venture de 15,8 bilhões de euros (19,9 bilhões de dólares) em 2005, anunciaram as empresas nesta segunda-feira (19/06).
A Nokia contribuirá com sua unidade Networks Business Group, enquanto a Siemens entra com suas operações ligadas a operadoras para redes fixas e móveis. A nova Nokia Siemens Networks terá foco em fabricar produtos para redes fixas e móveis.
O negócio, esperado para ser concluído até o final do ano, vai fazer da instituição a terceira maior fabricante de infra-estrutura de telecomunicações, atrás da Tlefonaktiebolaget LM Ericsson e a fusão entre a Lucent Technologies e a Alcatel, anunciada no início deste ano.
Cada uma das empresas terá participação de 50% na nova operação, que ficará perto de Helsinki, capital da Finlândia. O vice-presidente executivo e gerente geral de redes da Nokia, Simon Beresford-Wylie, será o chief executive officer (CEO) da nova companhia.
A fusão vai gerar uma economia anual de 1,5 bilhão de euros às empresas, segundo suas próprias estimativas. Grande parte desta economia virá de uma redução de 10% a 15% no número de funcionários, que totalizam 60 mil - o que pode significar cortes de 6 mil a 7,5 mil empregos, disseram as empresas.
A queda de preços no setor de telecomunicações vem pressionando o setor, levando à primeira fusão no início do ano, em abril, entre Lucent e Alcatel. Competidores que oferecem preços mais baixos, como a chinesa Huawei Technologies estão produzindo os mesmos produtos por custos mais atrativos e entrando em mercados como a Europa Oriental e a África.

FONTE: IDG Now