terça-feira, junho 20, 2006

Bauducco reformula marca Fritex para brigar pelo segundo lugar

FONTE: Valor Econômico

Quando a Bauducco comprou a Visconti em 2001 estava preocupada em alcançar a liderança absoluta do mercado de panetones. Mas, no pacote, veio também a marca de salgadinhos Fritex - que ficou adormecida até o ano passado e agora vive a sua mais profunda reformulação. Com novo fôlego e linhas voltadas a diferentes públicos, a Fritex pretende consolidar a segunda posição nacional do mercado de salgadinhos, liderado com folga pela gigante Elma Chips.
Depois de quatro anos nas mãos da Bauducco, a partir de 2005, a Fritex ganhou cinco novas linhas e uma fábrica. "Poucos mercados oferecem tantas oportunidades para marcas com trabalho consistente", afirma Paulo Cardamone, diretor da Bauducco.
O objetivo da companhia com o reposicionamento de Fritex é consolidar a vice-posição nacional, já que o mercado é bastante fragmentado, com várias marcas regionais disputando a segunda posição. "A distância para a primeira colocada ainda é grande e pode diminuir bastante." Apesar do avanço da concorrência, Elma Chips ainda tem mais de 50% do mercado de salgadinhos e os segundos colocados se dividem com cerca de 10% cada.
Depois de construir uma fábrica em Guarulhos - a companhia não revela o valor do investimento - a segunda tacada da Bauducco foi transformar Fritex em marca guarda-chuva e abandonar os contratos para fabricação de marcas próprias para grandes redes, como o Makro, por exemplo.
Com o sobrenome Fritex, surgiu uma família de produtos com diferentes perfis. "Criamos uma nova estratégia de marca com propostas de consumo diferenciadas e o reposicionamento completo da linha", afirma Piero Franceschi, gerente de produto da Bauducco. As mudanças começaram no segundo semestre do ano passado e, em 2006, a marca já contabiliza um aumento de 30% nas vendas.
Nessa repaginação, a Bauducco decidiu entrar no segmento infantil - que nunca foi o foco de Fritex. Agora, concorre com a marca Snackitos, que tem contrato de licenciamento com a Disney e explora personagens dos filmes "Incríveis", "Monstros" e "Carros". Além de batata-frita, há também os salgadinhos aerados de milho e um produto com formato e gosto de pipoca. Nesse segmento, a Elma Chips, pertencente à americana Pepsico, lidera com folga e concentra suas principais marcas, como Fandangos, Cheetos e Baconzitos.
Nesse mercado, porém, tanto a novata Fritex, quanto a experiente Elma Chips enfrentam o pesado cerco contra a obesidade infantil - que recaem fortemente sobre a indústria de refrigerantes e salgadinhos. Em várias escolas o consumo desse tipo de produto não é incentivado e chegou a ser proibido em algumas instituições no Rio de Janeiro.
Para driblar a restrição ao consumo infantil e aproveitar a onda dos alimentos saudáveis, a Bauducco incluiu duas marcas estratégicas em seu portfólio. Para o público jovem e adulto, criou a marca Yell e para os que privilegiam a saúde, mas não abrem mão da indulgência, colocou nas prateleiras a linha batizada de Assados.
Enquanto a Yell mira os jovens com batatas-fritas e tortilhas mais temperadas, Assados vende o apelo de 20% menos calorias que o salgadinho frito e a inexistência de gordura trans. "É um ótimo produto para focar o público adulto, que ainda consome menos, mas é estratégico", diz Cardamone.
A concorrente Elma Chips também procurou seduzir o público adulto com a batata-frita Sensações, que inovou ao oferecer sabores exóticos e típicos da culinária brasileira. A multinacional possui outras marcas para adultos, como Doritos e Pingo D'Ouro. Já a Kraft Foods entrou nesse mercado para disputar o consumidor saudável com a marca Bits Chipits. O produto também é assado, mas está na categoria de biscoito salgadinho - o que, para o público, faz pouca ou nenhuma diferença.