O fato da Petrobras ter sido eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa dos sonhos por 5,8% dos universitários ouvidos em uma pesquisa com 14, 7 mil jovens, de vários estados brasileiros, demonstra que as empresas nacionais estão ganhando prestígio junto à nova geração. Outras companhias nacionais como Natura, Companhia Vale do Rio Doce e grupo Itaú também se destacaram na preferência dos alunos, ficando entre as dez primeiras colocadas.
Da quinta edição desse levantamento, realizado pela Cia de Talentos e LAB SSL, participaram jovens com idade média de 22 anos, 66,33% do Estado de São Paulo, sendo 34% de cursos de administração. "Notamos que nos dois últimos anos o estudante tem pensado mais na empresa nacional como primeira opção para iniciar a carreira", diz Paula Oliveira, diretora da Cia de Talentos, responsável pelo recrutamento, seleção e desenvolvimento de jovens. "Antes as múltis apareciam na frente".
Para a diretora, o fato das grande companhias nacionais estarem internacionalizando suas operações faz com que os alunos vejam nelas uma boa possibilidade de fazer carreira tanto aqui como no exterior. "Eles acreditam que elas possuem uma boa governança e poderão um dia se tornar multinacionais".
Entre as justificativas para as escolhas: 14,33% dizem que a empresa possui imagem de credibilidade no mercado, 11,27% oferecem bons salários e benefícios, 8,47% proporcionam desafios constantes e 8,03% por causa do negócio em que atuam. "Esta ênfase na escolha da companhia pelo produto e setor onde atua é uma novidade", diz a diretora Paula Oliveira.
A possibilidade de poder realizar cursos e treinamentos atrai os mais jovens. Segundo a diretora, os valores da companhia também são levados em conta. "Parece que hoje eles se preocupam mais em trabalhar em um lugar com o qual se identifiquem", diz. Também figuraram entre as dez primeiras colocadas Unilever, Nestlé, IBM, Citibank e Microsoft.
FONTE: Valor Econômico