terça-feira, agosto 01, 2006

Sony Ericsson anuncia produção local da linha Walkman

Fonte: IDG Now!

A fabricante de celulares Sony Ericsson anunciou nesta terça-feira (01/08) que vai transferir para o Brasil a fabricação de um modelo da sua linha de telefones Walkman.
O telefone celular W300i será o sexto aparelho a ser fabricado em Sorocaba, graças a um contrato de terceirização firmado com a companhia Flextronics.
A fabricação local fará com que o aparelho seja o modelo mais barato da linha musical da Sony Ericsson, com preço sugerido de 799 reais. Atualmente, a linha Walkman já conta com três modelos no país - os celulares W800, W810i e W600.
"Trouxemos a produção para o Brasil por que temos uma demanda suficiente da linha Walkman para que valesse financeiramente a produção local", afirma Flávia Molina, diretora de marketing da Sony Ericsson Brasil.
Mesmo que não pontifique as vendas dos modelos musicais no mercado brasileiro, Molina afirma que não vê linhas rivais, como a recém-lançada NSeries, da Nokia, como potenciais competidoras, já que “a marca Walkman é líder absoluta no mercado de portáteis multimídia”.
Molina afirma que a introdução de um modelo low-market da popular marca de música, ressucitada pela Sony Ericsson na forma de telefone celular há dois anos, é uma maneira de atingir um público sem poder econômico o suficiente para adquirir "celulares tão sofisticados".
Como é padrão em equipamentos montados nacionalmente, a executiva afirma que o preço sugerido do W300 deverá cair com o tempo.
O W300i suporta redes EDGE, conta câmera integrada com resolução VGA, 20 MB internos expansíveis pelo slot para cartões Memory Stick M2, interfaces Bluetooth e USB e o software musical apontado como sucesso em celulares similares, como o W800.
A Sony Ericsson aproveitou o anúncio da fabricação local para revelar uma pesquisa própria que indica o crescente gosto do brasileiros por telefones com corpo clam shell, conhecido popularmente como "concha".
Segundo o levantamento, a relação entre aparelhos de barra e clam shell caiu de 83% contra 16% em janeiro de 2005 para 54% contra 45% em dezembro do mesmo ano, ilustrando, segundo Molina, um equilíbrio entre os formatos mais procurados pelo usuário.
Em ambos os períodos, aparelhos PDAs ou com corpo slider representaram apenas 1% do estudo.
Renato Cechetti, gerente de produtos, afirma ainda que a Sony Ericsson trará para produção nacional até o final do ano outro modelo da linha Walkman, além do W300.