O Brasil supera os países de primeiro mundo em gastos quanto se trata da paixão por futebol. A constatação foi feita pela MasterCard, que realizou pesquisa para apurar a extensão e os gastos dos torcedores com as atividades planejadas para acompanhar a Copa do Mundo 2006.
A Pesquisa Global sobre Paixão e Consumo demonstra que há clara relação entre o nível de paixão dos torcedores de futebol pelo maior evento esportivo do mundo e sua tendência a consumir para acompanhar as seleções de seus países.
Foram incluídos na pesquisa Brasil, Alemanha, Austrália, EUA, Espanha, França, Itália, Japão, México e Reino Unido.
Os torcedores do Brasil, Itália e México, países que historicamente têm uma participação mais duradoura na Copa, apresentaram uma maior tendência a consumir pelo menos US$ 100 durante a Copa do Mundo, independentemente de serem torcedores fanáticos (muito ou extremamente interessados por futebol) ou casuais (pouco interessados).
Torcedores fanáticos em outros sete países, tais como Alemanha, Espanha e Reino Unido, também planejam gastar pelo menos US$ 100, mas os padrões potenciais de consumo dos torcedores casuais são significativamente mais baixos. Porém, a pesquisa mostra claramente que os torcedores pesquisados acreditam que o possível sucesso de seus países na Copa influenciará seus níveis de consumo, com Brasil (77% fanáticos e 68% casuais), Japão (68% e 40%), Itália (61% e 50%), Espanha (53% e 38%), e México (52% e 38%) apresentando as maiores probabilidades de gastar mais.
A pesquisa também perguntou aos torcedores de futebol de cada um dos dez países sobre seus planos de gastos atuais e potenciais em diferentes segmentos de mercado, incluindo viagens e acomodações, vestuário, bares/restaurantes, produtos eletrônicos, supermercados e Internet.
Torcedores da Itália (12%), Brasil (11%), México (11%), e dos EUA (11%) apresentaram as maiores probabilidades de gastar pelo menos US$100 com viagens e acomodações durante a Copa. Os torcedores brasileiros e mexicanos demonstraram o orgulho nacional por suas equipes, apresentando as maiores probabilidades de gastar pelo menos US$50 com peças de vestuário associadas às suas equipes durante a Copa do Mundo, com 50% e 40% respectivamente.
Os torcedores brasileiros (33%) e mexicanos (20%) apresentaram a maior probabilidade de gastar pelo menos US$ 100 em lojas de produtos eletrônicos, seguidos pelos torcedores italianos (16%), norte-americanos (11%) e alemães (10%).
FONTE: Investnews