A audiência da TV Globo, única emissora que transmite a Copa do Mundo em TV aberta no país, cresceu 19% nos três primeiros dias do evento. Na média diária (das 7h às 24h), a Globo subiu de 21 para 25 pontos no Ibope da Grande São Paulo entre sexta e domingo, em comparação com os mesmos dias da semana anterior. Apesar do crescimento substancial da Globo, o impacto na audiência da TV aberta foi pequeno. O total de televisores ligados cresceu apenas um ponto percentual entre sexta e anteontem, de 46,3% para 47,3%. Isso indica que para o telespectador que só vê TV aberta, a Copa só começa para valer hoje, com a estréia do Brasil. A Globo tirou mais audiência de suas concorrentes (3 pontos na soma de todas elas juntas) do que atraiu novos telespectadores (1 ponto por dia) por causa da Copa do Mundo. O maior crescimento da Globo sobre as demais redes abertas ocorreu no período vespertino (das 12h às 18h). Nesse período, a Globo cresceu cerca de 50% sobre os dias "normais". Sem considerar os jogos de ontem, Angola x Portugal, às 16h de domingo, foi a partida mais vista na TV aberta. Deu 35 pontos, pelo menos cinco a mais do que o futebol "comum" (Campeonato Brasileiro) costuma registrar no mesmo dia e horário. Argentina x Costa do Marfim (32 pontos) e Alemanha x Costa Rica (30) também foram muito bem no Ibope.
FONTE: Daniel Castro - FSP