Dublin – No mesmo dia em que a aplicação de mapas entra na versão 4, Justiça nega liminar que fecharia serviço.O Google ganhou uma das primeiras rodadas do processo de patente ligado à tecnologia do Google Earth, serviço de exibição de mapas baseados em satélite, anunciou a empresa na segunda-feira (12/06).
O processo foi uma herança que o Google ganhou ao adquirir em outubro de 2004 a Keyhole, empresa que desenvolveu a tecnologia do Google Earth. A Skyline Software moveu o processo de patente inicialmente contra a Keyhole, na Corte de Massachusetts, nos EUA.
Depois da aquisição, a Skyline acrescentou o Google como réu no processo. Um ano depois, a Skyline pediu à Justiça uma liminar que restringisse o Google de oferecer o serviço.
Esse prazo permitiu aos advogados do Google argumentar que a Skyline não podia dizer legitimamente que o Google Earth a prejudicasse irreparavelmente ou não teria esperado tanto. O juiz negou a liminar, mas o processo ainda está em andamento.
Na segunda-feira, o Google apresentou melhorias nos recursos de interface e ampliou o índice de imagens do Google Earth.
O serviço é uma das ofertas mais populares da empresa, com 100 milhões de downloads da aplicação usada para acessá-lo no ano passado.
Segundo o Google, o índice de imagens de satélite que alimentam o serviço foi quadruplicado. O Google Maps, serviço de mapas, vai começar a utilizar esta base em breve também.
Além disso, a ferramenta ganhou novos recursos de interface para melhorar a exibição de conteúdos gerados por usuários e aplicações externas, adição que vem na onda da criação de meios pelas empresas de internet para que desenvolvedores externos façam complementos a suas ofertas.
Pela primeira vez, o Google Earth está disponível também para o ambiente Linux, além do Windows e do Mac. Agora vem também em versões em espanhol, italiano, alemão e francês.
O Google Earth também passa a suportar a criação de desenhos texturizados em integração com a aplicação de desenhos Google SketchUp.
Por fim, o Google passa a oferecer a aplicação Google Maps para aplicações internas e baseadas em web mediante pagamento de uma licença.
A versão 4 do Google Earth está sendo lançada em beta e já pode ser baixada.*Nancy Gohring e Juan Carlos Perez são editores do IDG News Service, em Dublin e Miami.
FONTE: IDG Now