Fonte: IDG Now !
A tecnologia GSM (Global Systems for Mobile Communications) não será mais uma barreira para a prestação de serviços móveis pela Vivo. Nesta sexta-feira (21/07), a empresa que opera em redes com tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access) anunciou sua investida em uma nova rede GSM/EDGE, que coexistirá com a atual (CDMA/EV-DO).
"A instalação da rede GSM/EDGE da Vivo será iniciada a partir da assinatura dos contratos de fornecimento. O investimento previsto (CAPEX) para a instalação desta nova rede é de aproximadamente 1,08 bilhão de reais", informa a empresa.
Com a nova rede, a Vivo passa a ser a única operadora brasileira a oferecer serviços móveis em dois padrões tecnológicos diferentes."Pelo fato da tecnologia CDMA ter telefones mais caros e pela restrição de cobertura no Brasil, a Vivo observou que a opção seria implantar uma rede GSM e migrar para a nova tecnologia à medida que os consumidores forem trocando seus aparelhos", avalia Eduardo Tude, sócio e presidente da consultoria Teleco.
A operadora diz não compartilhar com a visão de Tude, afirmando que manterá tanto os investimentos nas redes celulares de próxima geração,tanto em EDGE como em EV-DO, este já oferecido em alguns Estados brasileiros.
A experiência de operar em redes GSM foi aplicada no Chile, pela Telefônica Móviles, há quatro anos. Atualmente, segundo a operadora, 40% da base ainda permanece em CDMA.
Conforme explica a Vivo, a implantação da nova rede não interfere na oferta de serviços aos clientes atuais da Vivo com tecnologia CDMA.
A operadora informa também que o desenvolvimento da rede GSM ampliará sua gama de terminais, beneficiando-se de acordos de roaming com as demais operadoras, inclusive com as controladoras Portugal Telecom e Telefónica Móviles.