Fonte: Valor Econômico
Vivo e AmBev foram os patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira de Futebol mais lembrados pelos telespectadores ao final da Copa do Mundo da Alemanha. Entre os patrocinadores internacionais, Adidas e Coca-Cola saem na frente dos demais com 14% das citações. Os dados fazem parte de pesquisa realizada imediatamente após o término da Copa com 1,7 mil pessoas, pela agência de publicidade DPZ e obtida com exclusividade pelo Valor.
Para a diretora de pesquisa de mídia da agência, Adriana Fávaro, a longa trajetória da Coca-Cola no patrocínio esportivo, em especial a presença da companhia no futebol, justificam o bom índice de citações. Por outro lado, patrocinar várias seleções, ser fornecedora oficial das bolas e do uniforme dos trios de arbitragem favoreceram a Adidas. McDonald's, com 5% de lembranças, e Mastercard, com 3%, fecham o quadro de patrocinadores internacionais do mundial mais citados pelos brasileiros.
A pesquisa da DPZ mostra ainda que pessoas das classes A e B são as que mais lembram dos patrocinadores - 87% delas citam pelo menos uma marca internacional envolvida com a Copa do Mundo.
Já no mercado interno, Vivo e AmBev se beneficiaram por aparecer nos uniformes de treinos da Seleção Brasileira durante o período de preparação antes do início dos jogos. A Nike - patrocinadora oficial do material esportivo utilizado pela Seleção Brasileira - é citada por 14% dos entrevistados.
A pesquisa mostra ainda que, na comparação com Copas anteriores, subiu a presença feminina diante dos televisores durante os jogos do Brasil. Neste ano, 54% da audiência foi de mulheres - na Copa de 1998 elas eram 53% da audiência e na Copa de 2002 representavam 48%.
Segundo Adriana, a Copa movimentou R$ 3,5 bilhões em promoções e campanhas sendo que dos 1,7 mil entrevistados, 9% participaram de alguma promoção relacionada ao mundial.